Newsletter
Pesquisa
A mais recente edição do Slack Workforce Index acaba de ser apresentada pela Salesforce e revela um aumento significativo na adoção da Inteligência Artificial (IA). O inquérito a cinco mil trabalhadores de escritório em todo o mundo destaca ainda que a IA surge como uma clara vantagem competitiva, com os trabalhadores que a utilizam diariamente a demonstrarem ser 64% mais produtivos e 81% mais satisfeitos com o trabalho, comparando com os colegas que não a utilizam.
O estudo agora tornado público sugere que os trabalhadores estão a utilizar a IA para evoluir, indo além da mera automatização de tarefas, com a larga maioria (96%) a indicar que utiliza a IA para executar tarefas que anteriormente não tinha competências para o fazer. O relatório afirma ainda que os trabalhadores de hoje têm 154% mais probabilidade de recorrer a agentes de IA para ajudar na execução de tarefas de forma mais completa e criativa, em vez de simplesmente automatizar o trabalho.
“O aumento da adoção da IA está a remodelar fundamentalmente o ambiente de trabalho”, começa por afirmar, em comunicado, Denise Dresser, CEO do Slack, acrescentando: “À medida que os trabalhadores adotam a IA com crescente confiança, as empresas ganham uma oportunidade clara de gerar maior produtividade e inovação, enquanto os trabalhadores se tornam mais confiantes e realizados.”
Embora os trabalhadores tenham sido mais lentos na adoção da IA do que os executivos, a adoção aumentou nos últimos meses, com 60% dos trabalhadores de escritório a utilizarem IA e 40% a utilizarem agentes de IA. A mais recente edição do Slack Workforce Indez demonstra ainda que a confiança na IA está a crescer com a utilização e com os trabalhadores que utilizam agentes de IA diariamente, a terem o dobro da probabilidade de confiar nos mesmos.
“Quando se trata de trabalhadores e IA, os dados demonstram-nos que ver é crer”, sublinha, no mesmo comunicado, Lucas Puente, vice-presidente de Investigação, reforçando: “À medida que os trabalhadores utilizam e experimentam efetivamente os agentes de IA, a sua confiança e entusiasmo por esta tecnologia aumentam — e vemo-los a utilizar agentes para desbloquearem novas competências e oportunidades no seu trabalho diário.”
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.