Newsletter
Pesquisa
A Vans apresenta um vasto historial de colaboração com artistas dos mais vastos géneros, mas desta vez foi mais longe. Em colaboração com o Museu Van Gogh, na cidade holandesa de Amesterdão, a fabricante de calçado norte-americana lançou a 3 de agosto a coleção Vans x Vincent Van Gogh, a qual conseguiu alcançar a fusão perfeita entre a arte e a moda quotidiana.
Nas diferentes peças de calçado que compõem esta coleção são ilustrados alguns dos trabalhos do pintor holandês - “Caveira com Cigarro Acesso”, “Doze Girassóis numa Jarra” e “Amendoeira em Flor” são apenas alguns dos vários quadros que são ilustrados nos vários modelos de ténis recentemente lançados pela marca. Porém, a conhecida pintura “Noite Estrelada Sobre o Ródano” não foi uma das escolhidas como inspiração para um dos modelos de calçado.
Cada peça de calçado que compõe esta coleção vem acompanhada de uma etiqueta especial, que destaca o contexto histórico que está por detrás da obra de arte, de modo a “continuar a educar e inspirar aqueles que usam a coleção”, refere Mira Bourdon, gerente de categoria global da Vans, citada pelo Adweek.
“O nosso objetivo quando selecionámos as obras de arte do Van Gogh foi contar uma história da vida e carreira do artista”, afirma Bourdon. “Utilizámos algumas das peças de arte mais conhecidas, mas também escolhemos alguns trabalhos menos conhecidos e um lado íntimo do artista que os fãs poderiam desconhecer.”
Tendo estado disponíveis para venda nas lojas da Vans, na loja do Museu Van Gogh em Amesterdão e nos sites oficiais da marca e do museu, a coleção esgotou em apenas uma semana nos pontos de venda online, tratando-se este de apenas mais um sucesso que acompanha o momento positivo que a companhia norte-americana se encontra a viver.
Como prevê Matt Powell, vice-presidente e conselheiro sénior da indústria para o NPD Group, a Vans vai ser uma das marcas de maior crescimento na temporada de regresso às aulas. Através da apresentação de calçado a um preço acessível e com uma aparência renovada, a “Vans é uma das marcas mais atraentes do mercado”. Tendo sido “uma das marcas de crescimento mais rápido nos primeiros seis meses do ano”, Powell prevê que tal tendência não se vai alterar num futuro próximo.
Quanto ao Museu Van Gogh, os lucros por ele alcançados com a venda dos produtos desta inovadora coleção irão reverter para a preservação do legado e da coleção de arte de Vincent Van Gogh, de modo a que esta tenha a possibilidade de estar acessível às gerações futuras.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.