Newsletter
Pesquisa
O Carnaval é uma das tradições mais adoradas do povo português, bem como dos transmontanos: o Carnaval de Trás-os-Montes e os seus caretos, que são personagens características dessa festividade, animam muitos daqueles que passam pela região naquela época, inspirando outros. Foi o que aconteceu com Susana Ribeiro, detentora de um curso de estilismo e cujo gosto pelo Carnaval despertou nela a ideia para criar uma nova marca de sapatos, a Entrudo.
Como nos conta Maria Miguel Duarte, sua filha e fundadora da marca de calçado, os caretos transmontanos foram a maior fonte de inspiração para os produtos da Entrudo, graças aos “seus fatos tão coloridos, às máscaras artesanais feitas em vários materiais, aos chocalhos barulhentos e a todo o material usado nas suas vestes”. Concebidos com o objetivo de serem diferentes, únicos e divertidos, estes sapatos de pele fabricados em Felgueiras, com inúmeras aplicações como chocalhos, ráfia natural e lã, caracterizam-se por serem totalmente feitos à mão.
Pretendendo diferenciar-se através dos seus sapatos com “pinturas e aplicações feitas manualmente, com os materiais e cores que fazem lembrar as vestes dos caretos”, como afirma a fundadora da marca, a Entrudo já lançou, desde maio do ano passado, duas coleções de calçado: uma de primavera/verão e uma de outono/inverno. Mas, entretanto, têm sido já lançados novos modelos com recurso a novos materiais e designs totalmente inspirados nesta tradição transmontana, acrescentando sempre um toque contemporâneo a todas as peças de calçado.
Embora a Entrudo tivesse começado por apostar na venda online dos seus produtos, através do Facebook e do Instagram, neste momento encontra-se dividida entre o comércio eletrónico e o comércio físico, estando as Concepts Stores a apresentar-se como um meio de venda bastante relevante para a marca. “As Concept Stores dirigidas a novos designers portugueses estão a abrir portas e a mostrar ao mundo o que realmente de bom e de novo se faz no nosso país e, para a Entrudo, que é ainda muito recente, a venda em lojas físicas será sempre muito importante – os nossos sapatos requerem que o cliente lhes toque, sinta o material, ouça os guizos que fazem lembrar os chocalhos e, naturalmente, experimentar antes da compra, que é tão importante”, realça Maria Miguel ao Imagens de Marca.
Neste momento, os produtos da Entrudo já se encontram à venda na The Feeting Room, no Porto e em Lisboa, na Porta16, em Vila Real, na Cais à Porta, em Aveiro, e em Paris, na eNeNe. E, como avança a fundadora, os sapatos oferecidos pela Entrudo são altamente adorados por todos aqueles que valorizam os produtos artesanais e que gostam de coisas diferentes, até mesmo no estrangeiro: “mesmo não conhecendo as nossas tradições, o público estrangeiro valoriza tudo o que seja feito à mão e como os nossos sapatos marcam pela diferença, a adesão tem sido positiva. Além disso, tentamos sempre que a cultura portuguesa e a mensagem do carnaval e dos caretos seja passada, através de um display ou da folha que colocamos na caixa de cada par de sapatos que é recebida pelo cliente, onde está descrita toda a inspiração da Entrudo”.
Futuramente, a Entrudo espera conseguir chegar cada vez mais longe e, principalmente, crescer de forma sustentada. Sonhando com uma cada vez maior internacionalização da sua marca espera, dessa forma, dar a conhecer as nossas tradições a todo o mundo, bem como o calçado tipicamente “made in Portugal” através do qual pretendem diferenciar-se dos seus concorrentes.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.