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22 de Julho de 2019
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São cada vez mais as marcas que chegam ao território da música. Quem o diz, são os especialistas em avaliar o impacto das marcas nos festivais de música de verão. Segundo o estudo “Brand Sponsor” da Scopen Portugal, as marcas que querem ser percecionadas como jovens, atrativas, tecnológicas e próximas apostam nos patrocínios neste território. Há as que o fazem há muitos anos, como é o caso da EDP e da Sagres, e as que só recentemente investem nesta presença, como a Fidelidade.


A tournée começa nos festivais urbanos, com o NOS Alive a assumir-se como o maior evento e o mais internacional. Mas este é também um território mais desafiante, pois a atenção dos festivaleiros está muito centrada na qualidade do cartaz, o que exige das marcas maior criatividade e inovação nas experiências para se destacar em pouco tempo. A equipa do Imagens de Marca também se fez à estrada e regresso ao recinto do NOS Alive para ouvir os acordes das marcas no palco das ativações dentro do espetáculo da música no verão de 2019.


Estivemos a acompanhar as últimas horas que antecedem a abertura da época de festivais com as equipas de marketing da EDP, Sagres e Fidelidade. Conversámos à cerca das inovações e dos objetivos que cada um quer alcançar no terreno. Fomos também para o recinto com a diretora geral da Scopen Portugal que todos os anos analisa os KPIs das marcas nestes eventos, com uma avaliação à notoriedade (pré, durante e pós evento), visibilidade no recinto, impacto na imagem e impacto na preferência pela marca. Alguns destes dados são também partilhados na nossa reportagem.


É também um território que está a atrair o investimento da Galp. A marca de combustíveis portuguesa alargou o patrocínio à música com a entrada no “Rock in Rio” e no “Beach Party”, para além do “Músicas do Mundo” e Festival Internacional de Música de Marvão”. O jornalista Marco Silva foi até Leça da Palmeira sentir o ritmo desta nova aposta da Galp. Ao sabor dos “sunsets” de verão há uma nova categoria que cresce no setor das bebidas. Ao som do convívio nas esplanadas, as sidras entraram nos hábitos de consumo dos jovens, e em particular, das mulheres. Uma tendência que está a ser trabalhada pelas empresas do setor e a gerar novos negócios de empreendedores. O jornalista Fernando Paula foi conhecer e perceber a estratégia de implementação no mercado das marcas Sidrada, uma sidra artesanal 100% portuguesa e da Bandida do Pomar e Strongbow, do portefólio da Central de Cervejas. Uma emissão que une várias marcas pela música e que deixa um brinde ao verão!

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