Uma tecnologia para interpretar… memes?

Pesquisa

Com recurso à inteligência artificial
Uma tecnologia para interpretar… memes?
12 de Setembro de 2018
Uma tecnologia para interpretar… memes?
Uma tecnologia para interpretar… memes?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Uma tecnologia para interpretar… memes?
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Considerando a quantidade infindável de memes que existem no Instagram e no Facebook, a companhia detentora destas duas redes sociais decidiu desenvolver uma ferramenta que recorre à inteligência artificial para ajudar a entender o seu significado e que tem a capacidade de processar mais de mil milhões de imagens por dia.


Como avançado numa publicação num blogue da marca, os investigadores do Facebook anunciaram o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial, denominado Rosetta, que tem a capacidade de ler o texto que aparece nos memes, bem como em outras imagens, que são partilhados nas já referidas redes sociais.


E apesar de este não ser um dos maiores problemas da humanidade, os investigadores responsáveis por esta invenção avançam que esta tecnologia, que consegue reconhecer e interpretar qualquer texto escrito numa enorme variedade de línguas, tem vários usos práticos.
Por exemplo, a Rosetta tem a capacidade de ler texto fotografado que se encontra nos diversos sinais espalhados pela rua e nos menus dos restaurantes, bem como palavras que aparecem em vestuário e nos rótulos de produtos. Desta forma, a prevalência deste mecanismo no Instagram e no Facebook poderá ser usada para causas relevantes, permitindo a deteção de material ofensivo nas redes sociais.


“Entender o texto que aparece nas imagens é importante para melhorar as experiências, através de uma mais relevante pesquisa de fotografias ou a incorporação de texto em leitores de ecrã, tornando assim o Facebook mais acessível para os deficientes visuais”, avança a companhia, citada pelo Mashable, acrescentando que ler texto nas imagens é importante para identificar “conteúdo inapropriado ou perigoso e para manter a nossa comunidade segura”.


Este processo de leitura das imagens é feito em dois passos: primeiro, a Rosetta examina a imagem em busca de texto e posteriormente usa a ferramenta de reconhecimento de texto para identificar a mensagem que o texto transmite. Depois de o texto ter sido transcrito, o sistema interpreta o seu significado.


Com esta ferramenta, o Facebook passará a ter a capacidade de melhorar a pesquisa de imagens, bem como os sistemas que determinam que tipo de imagens pode aparecer no feed de notícias de cada pessoa, ajudando ainda a companhia a detetar automaticamente e a remover conteúdos de incitação ao ódio que não tinham sido identificados anteriormente. O Facebook avança ainda que, futuramente, aplicará esta mesma tecnologia na descodificação do significado de texto que aparece em vídeos, embora tal tarefa necessite de um sistema mais complexo.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Uma tecnologia para interpretar… memes?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Uma tecnologia para interpretar… memes?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile