Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi
tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos
tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de
empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
É
notável quando os grandes decidem ajudar os pequenos a vingar, ainda criando
uma economia circular que permite desenvolver o mercado nacional.
Foi
o que fez a Central de Cervejas, ao firmar uma parceria cujo objetivo foi a
criação de uma nova fileira de produção de cevada dística, pelos produtores de
arroz da região do Vale do Sado, mais propriamente em Alcácer do Sal, com
garantia de aquisição dessa produção.
Esta
ideia nasceu de uma associação com a Agri Marketplace, uma start-up portuguesa
que se dedica à digitalização do mercado de compra e venda de produtos
agrícolas e que tem como um dos seus focos as culturas de cereais, “um projeto
conjunto que começou a ser desenhado em 2019 e que tem como objetivos potenciar
a inovação na cadeia de valor e a promover a Agricultura Nacional.”
Não
só por culpa da pandemia, mas muito por culpa da seca, estes cultivos têm sofrido
uma enorme recessão, “como resposta ao problema de escassez de água que a
região do Vale do Sado tem sofrido nos últimos anos, acrescido dos
constrangimentos de acesso a água em 2020, (…) afetou negativamente a produção
de arroz.” Esta parceria surge como uma forma de incentivar a rotação de
culturas ao mesmo tempo que dá a oportunidade de um rendimento alternativo.
Para
a Central de Cervejas este é mais um exemplo da abordagem do seu programa de
sustentabilidade que define compromissos ao longo de toda a cadeia de valor –
“da cevada até ao bar” - privilegiando a aquisição de matérias-primas de
fornecedores nacionais, reduzindo assim o volume da quota de cevada importada.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.