ghost image socials
image logo ebc
Emissões Reduzidas na Baixa
Uma nova Lisboa: veja como a cidade vai ficar
31 de janeiro de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Uma nova Lisboa: veja como a cidade vai ficar

É um plano que promete mudar a vida do centro da capital portuguesa. A Câmara de Lisboa vai tirar carros da Baixa e da Avenida da Liberdade.


A autarquia apresenta hoje um plano que prevê uma significativa redução do trânsito na Baixa da cidade. Ao todo, e segundo contas da Câmara, cerca de 40 mil automóveis vão deixar de poder aceder à futura Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado (ZER ABC), que deverá entrar em vigor já no próximo verão.


Segundo o plano, divulgado pelo jornal Público, a Rua da Prata, a Rua Garret, a Rua Nova do Almada e o Largo do Chiado vão passar a ser completamente pedonais. Na Rua dos Fanqueiros e na Rua do Ouro haverá novas ciclovias, eliminando vias de trânsito automóvel. Enquanto na Avenida da Liberdade serão repostos os sentidos de trânsito nas laterais, com a faixa central fechada ao trânsito entre os Restauradores e a Rua das Pretas, já na Avenida Almirante Reis prevê-se, para já, a criação de uma ciclovia bidirecional numa via atualmente ocupada por trânsito automóvel.


Para chegar de automóvel a esta zona será necessário pedir um dístico e haverá controlos de acesso no período diurno. Apenas os automóveis que cumpram a norma Euro 3 (posteriores a 2000) vão poder obter este dístico e aceder à Baixa. Os carros de residentes, motas e táxis estão excluídos desta obrigatoriedade. Carros das plataformas como a Uber ou a Bolt só poderão circular se forem elétricos.

Este projeto inclui a criação diversas ruas totalmente pedonais e a criação novas ciclovias entre o Marquês de Pombal e o Rio Tejo.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Artigos Relacionados

A opinião de Joana Carravilla
27 de fevereiro de 2020
Opinião
Reportagem
26 de fevereiro de 2020
Pessoas & Lugares
A opinião de Pedro Matias
24 de fevereiro de 2020
Opinião

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.