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The Gentlemen’s Market
Uma mulher num “mundo de homens”
13 de maio de 2019
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Uma mulher num “mundo de homens”
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

O The Gentlemen’s Market foi o principal ponto de encontro do público masculino ao longo deste fim de semana, mas não só. Foram muitos os indivíduos (de ambos os géneros) que aproveitaram a ocasião para descobrirem produtos caracterizados pela sua exclusividade e muitas as marcas que decidiram marcar presença para se aproximarem de um target que se configura como altamente importante para o seu negócio, target esse que é caracterizado por uma cada vez maior exigência.

Desde os primórdios deste projeto, que teve a sua primeira edição em 2018 – fruto da imaginação de Cátia Correia e de Bernardo Carvalho – , que o seu posicionamento se encontrava bem definido: reunir marcas cujo público-alvo fosse o mesmo, privilegiando sempre as marcas portuguesas e tentando deixar de fora os produtos de “mass market”.

E o conceito foi tão bem aceite (tanto por parte das marcas, como por parte dos consumidores) que a realização desta segunda edição do evento acabaria por ocorrer de forma totalmente natural – a qual superou as expetativas, tendo muitas marcas reportado à organização que as suas vendas alcançaram valores acima dos esperados.

Agora, o objetivo passa por transportar este conceito para novos horizontes. A internacionalização do The Gentlemen’s Market poderá mesmo estar iminente, de forma a possibilitar a chegada de diversas marcas portuguesas a novos mercados onde ainda não são conhecidas. De acordo com a organização deste mercado, o primeiro passo dessa estratégia poderá passar pela capital espanhola de Madrid.



Entre as inúmeras marcas de renome que marcaram presença nesta segunda edição do The Gentlemen’s Market encontrava-se o Imagens de Marca, com o objetivo de garantir a proximidade com as marcas que nele marcaram presença – na sequência do compromisso assumido por este programa com as marcas e com o seu público, que passa por “acompanhar e chegar ao coração das marcas” e fazer com que as suas histórias cheguem aos consumidores.

A sua presença neste evento contou com o apoio da Bessa Design, que ajudou a “mobilar” aquela que foi a casa do Imagens de Marca durante os dias 11 e 12 de maio. Tendo começado por ganhar maior expressão em mercados internacionais, a Bessa Design aproveitou esta ocasião para ganhar uma maior presença em Portugal, tendo visto no Imagens de Marca o parceiro ideal para impulsionar esta sua estratégia.



Por outro lado, também a Kia decidiu garantir a sua presença neste mercado direcionado para o homem de hoje – destacando a importância da emoção como ferramenta imprescindível para captar a atenção deste público, que continua a ser um target bastante relevante para a empresa automóvel.

No entanto, a marca reconhece a importância do público feminino na decisão de escolha, quando falamos do processo de compra de um carro – sendo, por isso mesmo, necessário estar atento aos gostos e tendências de compra tanto de homens como de mulheres.

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