Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
Desde
o surgimento da pandemia de Covid-19, vários esforços têm sido empreendidos
pelas mais variadas entidades a nível internacional de forma a desenvolver
mecanismos que ajudem na deteção e no combate à doença.
Agora, foi a vez de um grupo de
engenheiros da Universidade de Harvard e do MIT conceberem uma máscara capaz de
detetar se uma pessoa contraiu, ou não, o SARS-CoV-2, adianta o B9.
Esta inovação foi dada a conhecer
através de um estudo publicado na revista Nature Biotechnology e precisa apenas
de noventa minutos para informar se alguém está, ou não, infetado com a doença.
Em causa está um mecanismo que detém a mesma sensibilidade dos famosos testes
de PCR, embora capaz de informar dos resultados com uma celeridade bastante
superior.
Algo que é possível através dos sensores
liofilizados que se podem encontrar na parte interna da máscara e que têm a
capacidade de identificar a presença do vírus por via da respiração e do hálito
da pessoa testada. O utilizador pode, depois, ficar a conhecer o resultado através
da parte interna da máscara.
Este trata-se de um protótipo
cujo custo de produção ronda, neste momento, os cinco dólares. Agora, será
ainda necessário registar a patente e encontrar parceiros capazes de ajudar com
a comercialização do produto. “Já tivemos interesse de grupos externos que
gostariam de usar o protótipo que temos e levá-lo a tornar-se um produto
aprovado e comercializado”, referiu James Collins, investigador do MIT, citado
pelo B9.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.