Newsletter
Pesquisa
“Após 13 anos a trabalhar num embrião de inovação, criatividade e empreendedorismo, senti que tinha chegado a altura de criar um projeto próprio que respirasse a minha forma de ser”. É assim que Rita Corrêa Mendes explica o nascimento da nova marca Maray.
Formada em Marketing Management pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial, Rita trabalhou durante no grupo L´Oréal e esteve envolvida em oito categorias de mercado diferentes, mas foi o da maquilhagem que mais a inspirou.
“O desenvolvimento de um mercado com uma taxa de penetração baixa, o ritmo alucinante de lançamentos, portefólios complexos e a importância da atratividade do ponto de venda. Tudo para oferecer às mulheres infindáveis oportunidades para se afirmarem como são, o que sentem e como se projetam”, explica-nos a empreendedora.
A Maray começou a ser idealizada em 2017. E como todos os negócios nascem de uma oportunidade de mercado, Rita diz que não conseguia encontrar sapatos rasos e coloridos, que fossem uma extensão da sua personalidade.
“A marca foi o resultado natural da minha experiência e do grande desejo de criar um manifesto de beleza e ousadia que inspirasse outras mulheres”, explica.
A grande fonte de inspiração veio do universo da maquilhagem
A exploração da cor e a combinação de materiais inesperados, resultaram na criação da Maray, uma marca funcional, inspiracional e feminina.
“Queria criar uma marca que inspirasse as mulheres a ousar e que transmitisse boas energias. Ousar de forma despretensiosa e cool. Gostava que a combinação das cores e dos materiais personificassem o mood da mulher, tal como o efeito da marquilhagem…casual, sexy ou easy-work”, refere Rita.
A oportunidade existe mas a concorrência é muita. Quase todos os dias ouvimos falar de uma nova marca portuguesa, inspirada no saber fazer e qualidade dos produtos nacionais.
“Somos cada vez mais reconhecidos pela qualidade e criatividade da nossa indústria de calçado e no que toca ao assunto “sapatos para mulher” há sempre oportunidade para marcas com qualidade e diferenciadoras. É um produto que as mulheres não se cansam de comprar”.
“O made in Portugal não é uma garantia de sucesso, nem será o fator crítico de venda”
O artesanato português faz também parte da génese da Maray que quer trazer uma perspetiva étnica e cosmopolita ao calçado nacional.
“Inspirada em países exóticos, com uma enorme palete de cores e onde a componente artesanal, cores e texturas estão muito presentes, encontrámos na indústria portuguesa do calçado a qualidade e know-how necessários à produção das nossas coleções. O “Made in Portugal” não é uma garantia de sucesso nem será o fator crítico de venda, mas com certeza que iremos beneficiar desta moda”, acrescenta Rita.
Apesar da internacionalização fazer parte da estratégia, para já, a Maray quer consolidar-se em Portugal e aprender com o mercado e consumidora nacional. A principal aposta será no online, dando, pontualmente, a oportunidade de as consumidoras contactarem diretamente com o produto.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.