Uma aplicação contracetiva?

Pesquisa

Recentemente aprovada pela FDA
Uma aplicação contracetiva?
21 de Agosto de 2018
Uma aplicação contracetiva?
Uma aplicação contracetiva?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Uma aplicação contracetiva?

A FDA (Food and Drug Administration) aprovou recentemente a primeira aplicação a poder ser designada como contracetiva, a Natural Cycles. Esta aplicação, concebida para prevenir a gravidez e monitorizar a fertilidade em mulheres com mais de 18 anos, foi aprovada como parte do Digital Health Innovation Action Plan, plano da agência federal norte-americana que foi projetado para acelerar a aprovação de novos dispositivos de baixo risco.


De acordo com o US Centers for Disease Control and Prevention, entre 1% e 3% das mulheres recorrem à monitorização da fertilidade como meio de contraceção, método no qual o momento da ovulação é previsto através dos seus sinais corporais, tais como a temperatura. E, de acordo com um estudo da Universidade de Iowa, se mais mulheres tivessem conhecimento de tal método, uma em cada cinco passaria a considerá-lo como uma opção, avança a CNN.


Nesse sentido, a Natural Cycles utiliza as taxas de sobrevivência do esperma, o ciclo menstrual e a temperatura corporal da mulher para prever os seus dias férteis. Para utilizar esta aplicação, a mulher deve, todas as manhãs, medir a sua temperatura com um termómetro basal, de modo a calcular de forma precisa essa temperatura.


Com esse valor calculado, a aplicação depois indicará uma luz vermelha, caso haja risco de gravidez e seja necessário utilizar um método de contraceção adicional, ou uma luz verde, caso isso não seja necessário. E apesar de ser um dispositivo capacitado para prevenir a gravidez indesejada, não protege a mulher de doenças sexualmente transmissíveis.


Mas antes de começarem a recorrer à aplicação, as utilizadoras devem interromper todos os tratamentos hormonais ou de controlo de natalidade que inibem a ovulação, pois podem invalidar a precisão do sistema. Quanto a mulheres com condições de saúde que fariam com que a sua gravidez fosse de alto risco, como diabetes, pressão arterial elevada e doenças renais, não devem utilizar a Natural Cycles.
“Esta nova aplicação pode fornecer um método de contraceção eficaz caso utilizado correta e cuidadosamente”, refere Terri Cornelison, diretora assistente para a saúde feminina do Center for Devices and Radiological Health da FDA.


“Mas as mulheres devem saber que nenhum método de contraceção funciona perfeitamente, portanto as gravidezes indesejadas também podem surgir do uso correto deste dispositivo”.
A Natural Cycles foi desenvolvida, em conjunto com o seu marido, pela física nuclear Elina Berglund Scherwitzl, que foi membro da equipa que descobriu o bosão de Higgs, parte de um modelo que explica os blocos de construção fundamentais do universo e que lhes valeu o Prémio Nobel da Física.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Uma aplicação contracetiva?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Uma aplicação contracetiva?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile