Newsletter
Pesquisa
De acordo com os resultados do estudo, a facilidade em comparar produtos e o acesso a melhores preços e descontos são os principais motivos que levam os inquiridos a optar por este tipo de comércio.
Um terço dos portugueses (33%) gastou mais em compras online este ano face a 2023, e destes, um em cada três admite ter gastado “bastante” mais, revela o estudo “Consumer Sentiment Survey 2024”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG).
Segundo os resultados, revelados num comunicado enviado às redações, 94% dos inquiridos faz compras através da Internet, sendo a facilidade em comparar produtos e o acesso a melhores preços e descontos as principais razões para optar por esta via em detrimento do comércio tradicional, por 60% e 50% dos inquiridos, respetivamente. A maior conveniência (46%) e maior variedade de produtos (38%) que esta opção acarreta são os motivos que aparecem de seguida.
As categorias favoritas dos portugueses no comércio online são viagens, roupa e acessórios, e tecnologia. Em contrapartida, decoração e mobiliário, brinquedos e jogos e bens de luxo são as menos privilegiadas pelos inquiridos para compras através da internet.
À pergunta "Utiliza os seguintes serviços financeiros digitais?", 88% dos inquiridos revelou usar a aplicação móvel do banco (+3 pp. face a 2023), 79% recorre ao website do banco (-2 pp. face a 2023) e 29% utiliza uma carteira digital (e-wallet).
A proporção de utilizadores do MB Way cresceu cinco pontos percentuais face a 2023, com 82% dos portugueses a utilizar esta aplicação, fruto do aumento da relevância dos canais digitais no setor bancário.
“A maioria dos portugueses já faz compras online e esta tendência deverá manter-se, sobretudo devido à aposta das marcas nas vendas através das redes sociais, que se alinha com os hábitos e preferências de consumo da população”, afirma Tiago Kullberg, Managing Director e Partner da BCG em Lisboa, citado na mesma nota.
O estudo “Consumer Sentiment Survey” teve como base um inquérito a 1.000 portugueses em todo o território de Portugal continental, conduzido entre 6 e 20 de agosto de 2024, com base em 38 perguntas relacionadas com o sentimento dos portugueses para com os seus hábitos de consumo este ano.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.