ghost image socials

Pesquisa

Estudo sobre regresso às aulas
Um terço das famílias desiste de inscrever educandos em atividades extracurriculares
22 de Setembro de 2022
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Um terço das famílias desiste de inscrever educandos em atividades extracurriculares

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Os encarregados de educação gastam, em média, 70 euros por mês por educando nas atividades extracurriculares. 


Estamos em pleno arranque de ano letivo e para muitos alunos isso significa também o começo das atividades extracurriculares, que vão desde a prática de diversos desportos à música, dança ou teatro. Segundo o Observador Cetelem Regresso às Aulas 2022, 34% dos inquiridos no estudo tem jovens a cargo inscritos neste tipo de atividades, nas quais participam duas vezes por cima, com um custo médio associado de 70 euros por mês.


O estudo revela que, no âmbito da gestão do orçamento familiar, 30% das famílias já se viram obrigadas a desistir de inscrever os educandos em algumas atividades devido aos custos associados. 17% admite ter desistido de atividades extracurriculares, sendo que esta decisão prevalece entre os que têm filhos a frequentar o ensino básico, nomeadamente o 2.º Ciclo (24%) e o 3.º Ciclo (21%).


Das várias atividades extracurriculares existentes, no geral, o desporto é aquela com maior número de participantes (60%). Seguindo-se a música (21%), a dança (20%), o escutismo (8%) e o teatro (4%). Quando questionados sobre as atividades que consideram contribuir mais para o desenvolvimento das crianças e jovens, mais de metade (61%) indica o desporto – sendo a 1.ª opção para 51% dos inquiridos, nomeadamente, no 1.º Ciclo (62%). 20% mencionam a música, especialmente no Pré-Escolar (11%) e no 3.º Ciclo (10%), e 15% dos encarregados referem as atividades relacionadas com a natureza.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Image

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Image

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Empower Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.