Newsletter
Pesquisa
Duas das situações mais difíceis que temos que enfrentar quando vamos de férias é carregar toda a bagagem quando estamos no aeroporto e encontrar a porta de embarque correta, no meio das muitas que existem. E foi nesse sentido que a KLM desenvolveu uma solução: um robô que funciona como um carregador de malas autónomo e que, para além disso, guia o viajante até à porta de embarque correta, após uma leitura do bilhete do seu voo.
Desenvolvido pela companhia aérea holandesa, o robô Care-E tem a capacidade de aguentar até 38 quilos de bagagem, atingindo uma velocidade de 4,8 km/h.
Operando após o passageiro ter passado pelo controlo de segurança do aeroporto e ter já enviado as suas malas para o porão, este robô consegue carregar a bagagem de mão do viajante até à zona de embarque.
Recorrendo a tecnologia de inteligência artificial, o Care-E utiliza dados em tempo real para conduzir as pessoas até à porta de embarque correta – ou seja, caso a porta de embarque do voo seja alterada, espera-se que o robô altere a sua rota e direcione os clientes para o seu novo destino dentro do aeroporto.
Como mostra o seu vídeo de apresentação, o robô desenvolvido pela KLM utiliza uma linguagem não verbal para comunicar com os passageiros, através de sons semelhantes aos de “Wall-E”, o famoso robô de animação da Pixar. Durante este mês de agosto irão ter lugar, nos aeroportos norte-americanos de São Francisco e no JFK de Nova Iorque, testes iniciais grátis deste aparelho.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.