ghost image socials
A evolução do sistema hospitalar
Um presente (e futuro) ao qual não podemos escapar…
27 de março de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Um presente (e futuro) ao qual não podemos escapar…
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Ser transportado para o século XX e, passado uma hora, estar de volta ao século XXI. O Imagens de Marca foi recentemente convidado a experienciar, de uma forma altamente interativa, a evolução de que o sistema hospitalar foi alvo nas últimas décadas. Tal foi possível através de uma experiência real e imersiva comumente designada como “Escape Game”, em que os participantes são chamados a cumprirem uma missão em menos de 60 minutos. Neste caso, o objetivo da missão, intitulada Tewalk, era bastante claro: encontrar uma cura para uma doença considerada altamente perigosa.

Esta foi a forma original que a Siemens Healthineers, empresa de tecnologia médica de origem alemã, arranjou para comunicar perto dos consumidores, pertencentes à indústria hospitalar, as mais recentes inovações sobre as quais tem estado a trabalhar nos últimos anos. Fazendo com que os participantes tivessem a possibilidade de “viajar no tempo” e ser transportados para um consultório médico da década de 80, estes teriam, posteriormente, que ir solucionando diversos quebra-cabeças até chegarem a um hospital do século XXI, nos quais a inteligência artificial tem já a capacidade de auxiliar os profissionais de saúde nas diversas tomadas de decisão médicas.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

A experiência desenvolvida em parceria entre a Siemens Healthineers e a empresa de entretenimento Scapers decorreu no Hotel Solplay. Uma viagem que permitiu perceber as enormes alterações a que o sistema hospitalar se tem submetido nas últimas décadas, nomeadamente ao nível da sua digitalização: daqui em diante, teremos hospitais cada vez mais digitais, o que, na visão da Siemens Healthineers, contribuirá para uma saúde mais personalizada e com menos erros.

E foi através deste “Escape Game” que a empresa apresentou algumas das suas mais recentes tecnologias, tais como plataformas que permitem agregar dados de diversos sistemas de gestão clínica e hospitalar, originando assim um único sistema que englobe todos os dados relevantes relativos ao estado de saúde de cada paciente e que permite a existência de uma interação contínua entre médicos, pacientes e prestadores de serviços, possibilitada por dispositivos móveis e outros mecanismos digitais.

De facto, a Siemens Healthineers antevê um futuro onde a comunicação digital mediará uma grande percentagem dos contactos existentes entre todos aqueles que convivem com os hospitais: para além da crescente importância que irão adquirir as redes digitais de colaboração e de partilha, que conecta prestadores de serviços de saúde espalhados pelo mundo, verifica-se que a tendência poderá passar, de acordo com a empresa tecnológica, por uma cada vez maior monitorização à distância do estado de saúde dos pacientes, através de dispositivos concebidos para esse efeito, tais como pulseiras de monitorização. Assim sendo, continuará a ser necessário visitar o nosso médico regularmente para saber se estamos ou não doentes? Ou, mediante o nosso consentimento, os médicos terão acesso a todas as informações necessárias para monitorizar a nossa saúde e contactar-nos caso haja motivo de preocupação? Talvez este não seja um futuro assim tão distante quanto isso e talvez as consultas presenciais deixem de se tornar a regra para passarem a ser a exceção.

Mas o futuro da tecnologia hospitalar vai ainda mais além: de facto, a Siemens Healthineers prevê um aumento da importância da inteligência artificial no sistema hospitalar, podendo vir a tornar-se uma ferramenta cada vez mais indispensável para o diagnóstico e prognóstico de certas patologias.

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.