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Entrevista na íntegra
Um luxo de criança
6 de fevereiro de 2019
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Um luxo de criança
Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos

Formada em Antropologia, conta com mais de duas décadas de trabalho na Comunicação Social como jornalista, criadora de conteúdos e autora de ficção. Curiosidade, experiência e imaginação são os ingredientes que não dispensa na vida… e na cozinha.

Bem-vindo ao design mágico e cheio de fantasia da Circu! A marca quer ser a melhor do mundo para crianças.

É às brincadeiras da sua infância que André Oliveira vai buscar as ideias para desenhar os ambientes de luxo para crianças. Trabalhou 13 anos na Bébécar e aqui ganhou uma longa experiência sobre o universo infantil, sobretudo no que toca às mais exigentes regras de segurança. Ao know how juntou a vontade de sonhar mais além e a crença de que era capaz. Trocou os carros pelos aviões, foguetões e outros objetos que nos fazem descolar os pés do chão e subir ao céu da imaginação. “Vou experienciar o que é que eu gostava de fazer, quais eram as nossas brincadeiras, quais eram as nossas magias, ao que é que nós nos mascarávamos no carnaval, qual era o sonho? Depois se achamos que temos um conceito forte e conseguimos contar a história toda através de peças, então aí, avançamos para este projeto”, explica André. Às vezes, uma pequena peça, cria uma linha completa. Essa inspiração pode mesmo vir de rebuçados, gomas ou chocolates… de tudo o que seja ligado ao encantado, ao mágico, ao delicioso, quer ao nível cromático, das formas ou conceitos.

Não há Circu como este!

Ninguém fica indiferente às peças da Circu. Durante a exposição em Paris, na Maison&Object, testemunhei essa curiosidade constante e encantamento de quem parava e entrava. Qualquer um de nós se imagina confortavelmente com aquelas mobílias. Talvez, por isso, André diga que, o segredo da comunicação, é contar a história para os pais e construir peças sem limitações a peso, tamanho ou idades. Feitas à mão podem levar várias semanas de trabalho e os preços vão dos mil aos 40 mil euros. São peças caras e por isso evolutivas. Este é um dos valores acrescentados, um berço pode ser mais tarde uma cama e numa fase posterior transformar-se em sofá. Por tudo isto, a marca afirma-se única neste segmento do luxo infantil no mercado internacional. “Não conheço outra marca no mundo. E como estou nesta área há muitos anos posso dizer que não existe. Nós abrimos uma nova categoria a nível mundial neste segmento de criança que não existia. Com tudo o que está agregado de risco ou de benéfico neste passo. Mas podemos mesmo afirmar que somos únicos a fazer este tipo de mobiliário e este tipo de conceito para crianças” afirma o fundador e diretor criativo da Circu.

O storytelling da excelência

Jogadores de futebol ingleses, estrelas de Hollywood ou nomes grandes da música mundial são clientes da marca. Alguns vêm ter diretamente com a Circu, outros chegam através de gabinetes de arquitetura estrangeiros. Há contratos de confidencialidade, mas André Oliveira assegura que são muitas as pequenas estrelas que se apaixonam pela criatividade da Circu. Mas todos os clientes são especiais quando se trabalha para o mercado do luxo. E por isso, o serviço tem de ser de excelência e o grau de personalização é muito elevado. A marca oferece por isso todo o storytelling da peça, proporcionando uma experiência emocional exclusiva: “70 a 80% das nossas peças tem sempre uma customização, uma personalização por parte do cliente. Ou porque quer por o nome do filho ou porque quer alterar a cor… então para conseguirmos acompanhar e dar toda essa experiencia do “especial” a quem nos está a comprar, temos sempre um acompanhamento de registo fotográfico e de vídeo de todas as fases do processo em que a peça está”, explica André, que faz questão de acompanhar também o packaging. Mesmo que não esteja na fábrica no momento de expedição para o cliente, o diretor criativo da Circu, pede sempre para lhe ser feita uma ligação por videochamada para ver se a peça vai mesmo ser entregue como ele quer. A Circu está inserida no universo de marcas de luxo do Covet Group e beneficia da sua presença internacional em Londres, Paris e Nova Iorque. Para já EUA, China e Rússia são os mercados mais fortes nas vendas da Circu, que tem vindo a crescer na Alemanha, Inglaterra, França e Espanha.

A capacidade de inovar e de surpreender do luxo português é bem visível em marcas como a Circu. A ousadia de transformar os sonhos em realidade está atualmente a posicionar o país no mercado de prestígio, não só no mobiliário como noutras áreas e indústrias. André Oliveira, faz parte desta geração de fazedores. O fundador, presidente executivo e diretor criativo da Circu mostra que a imaginação também é um luxo!



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