Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
A Uber lançou no Brasil
uma campanha em que convida os motoristas parceiros e os utilizadores a serem
aliados no combate ao racismo.
A iniciativa, dividida em duas fases, procura ter um caráter
educativo, retratando situações reais já vividas em viagens. Na primeira fase,
várias peças distribuídas em paragens de autocarros e em publicações de redes
sociais destacam frases racistas relatadas por motoristas parceiros e
utilizadores da plataforma.
Na segunda fase, uma série de vídeos irá mostrar, de forma
mais didática, como essas situações fazem parte do racismo estrutural e porque
ter consciência disso é vital para ajudar a mudar mentalidades. Desta forma,
além de reforçar o facto de que este tipo de comportamentos não são aceites
pela marca, os exemplos chamam a atenção para afirmações racistas que, muitas
vezes, são reproduzidas de forma subtil e sistémica.
“Embora a Uber seja uma app que está no telemóvel de milhões
de brasileiros, a nossa operação acontece na rua. Por isso, os temas complexos
da sociedade também estão presentes nas nossas operações. Por outro lado, a
presença no dia a dia das pessoas traz-nos um grande potencial e dá-nos a
oportunidade de ampliar as mensagens de respeito”, afirma Bárbara Galvão,
diretora de Diversidade e Inclusão da Uber no Brasil, em declarações citadas
pelo B9.
O desenvolvimento dos conteúdos educativos foi coordenado
pela Promundo, uma ONG focada na igualdade de género e que já trabalhou com
instituições como a ONU e a OMS.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.