Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
O início das celebrações do Centenário de José Saramago, autor português de mais de 40 obras e detentor do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões, assinala também o arranque de “Viagem a Portugal Revisited”, um projeto de turismo literário do Turismo de Portugal.
Desenvolvido em
parceria com a Fundação José Saramago, “Viagem a Portugal Revisited” consiste
numa reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra
homónima, por autores contemporâneos nacionais e internacionais.
José
Luis Peixoto, galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001, é o
primeiro autor a ser desafiado para fazer um relato contemporâneo da viagem e
dos locais visitados. O projeto constitui uma oportunidade para dar a conhecer
o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os
sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo
literário.
Foi entre outubro de 1979 e
julho de 1980 que José Saramago percorreu o país, a convite do Círculo de
Leitores, escrevendo “Viagem a Portugal” que descreve o nosso país como nenhum
outro. E já na altura, o escritor destacava que “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na
primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite... É preciso
voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos
novos”.
Por isso, para
além da homenagem prestada a José Saramago, este projeto pretende convidar à
visita a Portugal através do olhar do escritor e motivar a interação com outros
roteiros literários, assentes em outras obras de Saramago e em lugares neles
mencionados.
No início de 2022 será lançada a plataforma digital
“Viagem a Portugal Revisited” com os itinerários da obra e os conteúdos dos
locais revisitados
pelos autores, que podem assim ser descobertos de forma interativa e dinâmica,
através de um roteiro inovador num mapa 3D com a tecnologia Google Earth. Serão
também divulgados conteúdos escritos, visuais e sonoros através de diferentes
canais e para partilha no YouTube, Spotify e Apple.
Com o Programa de Ação para o Turismo Literário
pretende-se colocar Portugal no mapa dos destinos literários, valorizar e promover
a oferta de Turismo Literário e enaltecer a língua portuguesa e os seus
escritores, em diálogo com o território, contribuindo para a coesão social e
territorial e impulsionando o negócio turístico.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.