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A entidade estima que “cerca de 2.000 empresas” frequentem
ações de capacitação em 2022.
O Turismo de Portugal anunciou
recentemente o lançamento de um novo programa que pretende colocar as empresas
no centro do processo de transformação sustentável do setor. Em causa está o Programa
Empresas Turismo 360, uma medida que se insere no plano “Reativar o Turismo.
Construir o Futuro”.
Em comunicado de imprensa, a
entidade revela que este projeto tem o objetivo concreto de acelerar o processo
de incorporação dos indicadores ESG (“Environmental, Social and Corporate
Governance”) nas respetivas organizações – desafiando assim as empresas a,
ativamente, reequacionarem as suas práticas ambientais, sociais e de governança.
Assim, num primeiro momento, os
parceiros do Programa Empresas Turismo 360 darão o seu contributo na definição
dos indicadores que deverão ser adotados pelas empresas do turismo. A partir de
janeiro de 2022, com esses indicadores já definidos, o Turismo de Portugal irá
trabalhar para capacitar o setor no que diz respeito à sustentabilidade, através
de ações de formação periódicas que irão manter-se ao longo de todo o programa.
A entidade estima que “cerca de 2.000 empresas frequentem estas ações de
capacitação” durante o próximo ano.
Para 2022 está também previsto o
lançamento da plataforma Empresas Turismo 360, que surge com o objetivo de permitir
que as empresas consigam monitorizar diretamente o seu compromisso com os
indicadores ESG definidos e, assim, obter o seu próprio Relatório de
Sustentabilidade, revela o Turismo de Portugal. Está ainda prevista a criação
da distinção Empresa Turismo 360, um selo atribuído pela mesma entidade às
empresas que demonstrem o seu compromisso com a sustentabilidade, por via do
respetivo relatório.
“Para a implementação e
dinamização do Programa Empresas Turismo 360, é fundamental uma articulação em
rede que permita o desenvolvimento de ações colaborativas ao longo das cadeias
de valor que propiciem uma visão coletiva de transformação do setor e o seu
posicionamento num patamar superior de desenvolvimento mais sustentável,
responsável e capaz de gerar mais valor acrescentado”, refere o presidente do
Turismo de Portugal, Luís Araújo, no comunicado.
Este é um programa que surge no
seguimento da Estratégia Turismo 2027 (ET27), que quer promover a “afirmação do
turismo como hub para o desenvolvimento de todo o território, de modo a
posicionar Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e
sustentáveis do mundo”, adianta a mesma nota.
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