ghost image socials
A opinião de Pedro Machado
Turismo Centro Portugal: a consolidação de uma marca
3 de agosto de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Turismo Centro Portugal: a consolidação de uma marca
Pedro Machado
Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal

O turismo na região Centro de Portugal cresceu, nos últimos anos, a taxas históricas, ultrapassando a média nacional. Pela primeira vez, a Turismo Centro Portugal (TCP) estruturou a sua ação numa estratégia clara, orientada para resultados objetivos e partilhados pelo território, e desenvolveu uma marca e um posicionamento comunicacional sólido e consequente.

Houve uma evolução do número de alojamento turístico e da capacidade na região Centro nos últimos anos, sendo que existem 6.027 estabelecimentos de alojamento local registados, a que corresponde uma capacidade de alojamento de 46.851 utentes; registaram-se 747.749 dormidas em alojamento local na região Centro em 2016, face às 704.541 de 2015, o que representou um acréscimo de 43.208 (+6,13%) dormidas num ano; o número total de agentes de animação turística instalados na Região Centro é de 731, o que representa 10,8% do total nacional; no que diz respeito ao número de agências de viagens, a região Centro contabiliza atualmente 310 empresas, o que representa 12,8% do total nacional (dados do Registo Nacional de Agentes de Viagens e Turismo – RNAVT). Isto, independentemente, dos obstáculos e desafios que se colocam à ação da TCP, nomeadamente, cortes sucessivos no Orçamento de Estado ou a permanente ameaça à autonomia das Entidades Regionais Turismo.

No período de 2013 a 2018 foi desenvolvido o Plano de Marketing da TCP, e os seus principais vetores de intervenção; desenvolveu-se o rebranding da marca Centro de Portugal; fomos, entre muitos outros reconhecimentos, “Melhor Stand Nacional 2015”, na Bolsa Turismo Lisboa, “Melhor Região Turismo Nacional 2015” no Publituris Portugal Travel Awards, Grand Prix CIFFT 2017 (com o nosso spot promocional “Turismo Centro Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017”), “Prémio Reconhecimento 2018 – Portugal Trade Awards Publituris” e “Melhor Entidade Regional Turismo 2018” nos Prémios AHRESP.

Estamos felizes, mas não satisfeitos. Queremos consolidar, mas também inovar. Queremos mais mas, especialmente, queremos melhor.

Deste modo, definimos a estratégia da TCP, para os próximos anos, assente em 4 eixos fundamentais: Sustentabilidade; Aposta nos Ativos Qualificadores; Inovação; e Competitividade.

Acreditamos que, desta forma, iremos fazer cumprir com sucesso, a missão da TCP, e posicionar a Região Centro de Portugal como a “Marca do Turismo da Diversidade” e como um dos principais destinos do nosso país.

Porque hoje, mais do que ontem, Turismo Centro de Portugal, é um país dentro do País!

Artigos Relacionados

Por Uriel Oliveira
20 de agosto de 2018
Opinião
A opinião de Carolina Afonso
17 de agosto de 2018
Opinião
Ícone da pop celebrou o seu 60.º aniversário
17 de agosto de 2018
Pessoas & Lugares

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.