Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo

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A opinião de Sandra Lopes
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
14 de Março de 2023
Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
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Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo
Sandra Lopes
Diretora de Serviço a Clientes da Initiative

Este texto podia ser sobre a última edição dos Óscares e sobre aquele que foi o grande filme vencedor e que conquistou sete estatuetas nas principais categorias: “Tudo em Todo o Lado ao mesmo Tempo”.


Um filme diferente e não tão consensual como é habitual que se desenrola num cenário em que a personagem principal oscila entre a realidade trivial de uma lavandaria e múltiplos universos paralelos, onde explora todas as vidas que não chegou a viver.


O título do filme é também um salto para outros universos paralelos, como o universo da comunicação, em que tantas vezes as marcas tentam fazer tudo, em todo o lado e ao mesmo tempo, e este nem sempre é o melhor caminho.


É o chamado Fear of missing out que pode levar a uma comunicação excessiva por parte das marcas e a um burnout dos consumidores que sentem a exaustão no meio de tantos estímulos e que acabam por não reter as mensagens base que queremos comunicar.


Torna-se assim crucial escolher o contexto e a forma certa para comunicar e para isso não devemos perder de vista alguns elementos fundamentais como o propósito da marca, o target principal que queremos atingir e essencialmente os objetivos base da nossa comunicação.


Só assim conseguiremos ter uma mensagem consistente e adaptada a cada plataforma seja num meio mais tradicional ou mais atual, no Tik Tok ou numa página de Imprensa, num spot de TV ou num pre roll em Connected TV, num anúncio de Rádio ou num conteúdo de Podcast.


E só aumentando a relevância da nossa comunicação conseguimos aumentar também a eficácia da mesma e melhorar as métricas de campanha e fundamentalmente de negócio.


Como refere Justin Hochberg, Virtual Brand Group CEO do Metaverso ao Digiday, num mercado em recessão devemo-nos questionar primeiro que tudo porque estamos a comunicar. E se a resposta for para construir um negócio sustentável e com lucro, estamos no bom caminho. Se for outra resposta qualquer, provavelmente estamos a perder o nosso tempo!


Mas o título do filme pode ser ainda um trampolim para um universo mais pessoal em que no nosso quotidiano nos desdobramos em mil e uma tarefas, com a urgência de as terminar e em que perdemos tantas vezes o foco e a capacidade de darmos o nosso melhor, de marcarmos a diferença e de nos sentirmos realizados.

E porque não "Pouco, num só Sítio e num só Momento", conseguirmos estar no momento atual, sem estarmos em dezenas de outros sítios, a fazer o que gostamos e com quem nos faz bem.


Porque o Metaverso já é uma realidade, mas não é a Realidade, e essa só a vivemos uma vez!


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