
Newsletter
Pesquisa

A colaboração nasce de uma visão comum das duas marcas, assente no respeito pelos ingredientes, pelo tempo da natureza e por práticas agrícolas responsáveis, sem atalhos.
A Gleba e a Herdade da Malhadinha Nova uniram-se para lançar uma edição especial que celebra a origem, a terra e a agricultura consciente: o Pão de Trigo Barbela Biológico, desenvolvido a partir de uma variedade antiga portuguesa cultivada no Alentejo.
De acordo com o comunicado, “o pão começa na terra. No campo, na escolha do cereal certo e no respeito pelo tempo que ele exige”, um princípio comum às duas marcas e que está na base desta colaboração, assente “no respeito pelos ingredientes, pelo tempo da natureza e por práticas agrícolas responsáveis, sem atalhos”.
No centro da parceria está o trigo barbela biológico, cultivado pela Herdade da Malhadinha Nova “num ecossistema agrícola onde a biodiversidade, o bem-estar animal e a regeneração dos solos são princípios estruturais”. Este trabalho resulta de várias gerações da família Soares, aliando práticas tradicionais à inovação tecnológica, com foco numa agricultura sustentável.
Produzido pela Gleba, o pão é moído em mós de pedra, com uma moagem mais grossa do que o habitual, para conferir maior estrutura e carácter à farinha. O processo inclui ainda a escalda da farinha, permitindo obter “um pão de sabor profundo, acidez equilibrada e um miolo muito húmido e consistente”, que expressa plenamente o perfil do trigo barbela.
Mais do que um novo produto, esta colaboração pretende reforçar o papel da Gleba e da Herdade da Malhadinha Nova como “guardiãs de variedades antigas portuguesas, trazendo-as para o presente de forma responsável e consciente, sem comprometer o sabor e a identidade”.
O lançamento é acompanhado por um segundo produto, a Farinha de Trigo Barbela Biológico da Herdade da Malhadinha Nova, permitindo que os consumidores trabalhem o cereal “na sua forma mais pura”.
O Pão Especial de Trigo Barbela Biológico da Malhadinha Nova está disponível em todas as lojas Gleba, no site da marca e na Uber Eats. Pensado para o dia a dia, é ideal para acompanhar tábuas de queijos e charcutaria ou simplesmente servido com azeite.
A parceria assume-se como “uma verdadeira ponte entre o campo e a cidade, entre quem cultiva e quem consome”, valorizando o passado agrícola português e apontando caminhos para um futuro mais consciente na alimentação.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.