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Muito pode ter mudado, mas está oficialmente aberta
a época festiva, e isso mantém-se inalterável.
A pandemia tornou o ano de 2020 como o mais difícil
até agora para o setor da distribuição, desde cortes de empregos a encerramento
de lojas, passando pela transformação de experiências de compra à modificação
dos comportamentos do consumidor. Mas, a mudança
representa também a oportunidade de um novo começo, e assinalando o fim deste
ano tão desafiante para todos, as marcas estão a olhar para a época natalícia à procura de sinais de recuperação e de
esperança, e a preparar as suas estratégias para o próximo ano.
Perante o enorme desafio de conseguirem recriar a alegria
mágica das compras de Natal, especialmente, se se trata de compras digitais, os
profissionais de marketing deverão estar preparados para acompanhar a transição
e as tendências.
O impacto da pandemia provocou uma mudança nas
experiências, trouxe uma nova aprendizagem com o confinamento, a aposta na
inovação e na tecnologia para expandir o e-commerce e o desafio em assegurar
que todas as outras vertentes de distribuição, desde a organização à logística
e à minimização do impacto ambiental, funcionem. Significa, neste contexto de
mudança, conseguir comunicar com eficácia, empatia e impacto positivo.
Num ano em que os consumidores se tornaram digitais
num curto espaço de tempo e a fidelidade do consumidor entrou em declínio,
põe-se a questão: o que é que as marcas podem fazer para tornar o fim do ano especial
para os seus clientes, aumentarem a sua performance, e como vão dar
continuidade às suas estratégias no próximo ano.
Na realidade, com o
confinamento, o comportamento do consumidor forneceu às marcas insights valiosos sobre os seus públicos e mostrou-lhes a importância do marketing
digital na construção de comunidades e nas vendas durante uma crise. Agora, as
marcas devem aproveitar esses insights para descobrir o que podem fazer
para manter o espírito do Natal para os seus clientes e para obter os seus
resultados financeiros tão esperados.
Com a aceleração das compras online, e considerando
que este é o pico de vendas do ano, surgem novas oportunidades para reimaginar
a experiência de compra. Pensar, em primeiro lugar, na experiência do
consumidor, comercializar, considerando essa experiência e inovar com formas de
despertar inspiração para as compras, são as prioridades. Técnicas como live
vídeo, apresentação dos produtos mais vendidos no online, oferta de guias com
seleção de presentes, são alguns exemplos. As marcas precisam de saber trazer a
experiência de loja para dentro de casa e corresponder à procura de um público digital
mais informado e exigente, conquistando a sua atenção e garantindo que este possa
descobrir novos produtos e adquiri-los com facilidade e simplicidade.
Neste contexto, apresenta-se um enorme desafio em
termos de criatividade, e da imaginação de alternativas divertidas para atrair
os consumidores, que exigem uma experiência omnicanal excecional.
Com a aproximação do período
de festas, a pressão sobre os profissionais de marketing para gerar impacto
real nas marcas e a procura dos consumidores por marcas excecionais, é maior do
que nunca. Esta bipolarização exige ferramentas certas para desenvolver a
comunidade, com a mensagem correta, no momento exato.
Assim, as campanhas de social media e outros canais
de comunicação digital integrados com outras estratégias criativas e dinâmicas,
programas de fidelização e vendas de acesso antecipado, mensagens aos clientes
e baseadas em Automação Inteligente de Processos (IPA) poderão contribuir para
o engagement das marcas com os consumidores, de forma oportuna, fazendo
com que se sintam especiais e gerando visibilidade e impacto.
Todos estamos a entrar neste período de festas sem
precedentes e com muitas incertezas. A pandemia não mudou apenas o estilo de vida das pessoas, mas também a
forma como gastam o seu dinheiro.Comprar antecipadamente para evitar concentrações de pessoas e atrasos na
entrega dos presentes, pensar em comprar produtos diferentes que sirvam para as
pessoas aproveitarem ao máximo o tempo que estão em casa, podem impulsionar
campanhas dinâmicas, que testem novas tecnologias, com narrativas diferentes, que
utilizem estratégias mobile e “fidigital”, que apostem no retargeting, para
incentivar a lealdade na marca.
Após um ano difícil, os
consumidores estão ansiosos para olhar para o futuro e anseiam pelo conforto
que o Natal e as férias de fim de ano trazem. Cabe às marcas saberem liderar e transmitirem
esperança, trazendo de volta às pessoas a magia do Natal. Para muitas será
também a grande oportunidade para salvar alguma coisa num dos piores anos da
história.
Boas Festas!
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