Trazer a magia de volta neste Natal

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A opinião de Alberto Rui Pereira
Trazer a magia de volta neste Natal
20 de Novembro de 2020
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Trazer a magia de volta neste Natal
Alberto Rui Pereira
CEO IPG Mediabrands Portugal

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Muito pode ter mudado, mas está oficialmente aberta a época festiva, e isso mantém-se inalterável.

 

A pandemia tornou o ano de 2020 como o mais difícil até agora para o setor da distribuição, desde cortes de empregos a encerramento de lojas, passando pela transformação de experiências de compra à modificação dos comportamentos do consumidor. Mas, a mudança representa também a oportunidade de um novo começo, e assinalando o fim deste ano tão desafiante para todos, as marcas estão a olhar para a época natalícia à procura de sinais de recuperação e de esperança, e a preparar as suas estratégias para o próximo ano.


Perante o enorme desafio de conseguirem recriar a alegria mágica das compras de Natal, especialmente, se se trata de compras digitais, os profissionais de marketing deverão estar preparados para acompanhar a transição e as tendências.


O impacto da pandemia provocou uma mudança nas experiências, trouxe uma nova aprendizagem com o confinamento, a aposta na inovação e na tecnologia para expandir o e-commerce e o desafio em assegurar que todas as outras vertentes de distribuição, desde a organização à logística e à minimização do impacto ambiental, funcionem. Significa, neste contexto de mudança, conseguir comunicar com eficácia, empatia e impacto positivo.


Num ano em que os consumidores se tornaram digitais num curto espaço de tempo e a fidelidade do consumidor entrou em declínio, põe-se a questão: o que é que as marcas podem fazer para tornar o fim do ano especial para os seus clientes, aumentarem a sua performance, e como vão dar continuidade às suas estratégias no próximo ano.


Na realidade, com o confinamento, o comportamento do consumidor forneceu às marcas insights valiosos sobre os seus públicos e mostrou-lhes a importância do marketing digital na construção de comunidades e nas vendas durante uma crise. Agora, as marcas devem aproveitar esses insights para descobrir o que podem fazer para manter o espírito do Natal para os seus clientes e para obter os seus resultados financeiros tão esperados.

 

Com a aceleração das compras online, e considerando que este é o pico de vendas do ano, surgem novas oportunidades para reimaginar a experiência de compra. Pensar, em primeiro lugar, na experiência do consumidor, comercializar, considerando essa experiência e inovar com formas de despertar inspiração para as compras, são as prioridades. Técnicas como live vídeo, apresentação dos produtos mais vendidos no online, oferta de guias com seleção de presentes, são alguns exemplos. As marcas precisam de saber trazer a experiência de loja para dentro de casa e corresponder à procura de um público digital mais informado e exigente, conquistando a sua atenção e garantindo que este possa descobrir novos produtos e adquiri-los com facilidade e simplicidade.


Neste contexto, apresenta-se um enorme desafio em termos de criatividade, e da imaginação de alternativas divertidas para atrair os consumidores, que exigem uma experiência omnicanal excecional.

Com a aproximação do período de festas, a pressão sobre os profissionais de marketing para gerar impacto real nas marcas e a procura dos consumidores por marcas excecionais, é maior do que nunca. Esta bipolarização exige ferramentas certas para desenvolver a comunidade, com a mensagem correta, no momento exato.

 

Assim, as campanhas de social media e outros canais de comunicação digital integrados com outras estratégias criativas e dinâmicas, programas de fidelização e vendas de acesso antecipado, mensagens aos clientes e baseadas em Automação Inteligente de Processos (IPA) poderão contribuir para o engagement das marcas com os consumidores, de forma oportuna, fazendo com que se sintam especiais e gerando visibilidade e impacto.

 

Todos estamos a entrar neste período de festas sem precedentes e com muitas incertezas. A pandemia não mudou apenas o estilo de vida das pessoas, mas também a forma como gastam o seu dinheiro.Comprar antecipadamente para evitar concentrações de pessoas e atrasos na entrega dos presentes, pensar em comprar produtos diferentes que sirvam para as pessoas aproveitarem ao máximo o tempo que estão em casa, podem impulsionar campanhas dinâmicas, que testem novas tecnologias, com narrativas diferentes, que utilizem estratégias mobile e “fidigital”, que apostem no retargeting, para incentivar a lealdade na marca.

 

Após um ano difícil, os consumidores estão ansiosos para olhar para o futuro e anseiam pelo conforto que o Natal e as férias de fim de ano trazem. Cabe às marcas saberem liderar e transmitirem esperança, trazendo de volta às pessoas a magia do Natal. Para muitas será também a grande oportunidade para salvar alguma coisa num dos piores anos da história.

 

Boas Festas!



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