Newsletter
Pesquisa
A cozinha sustentável e consciente não é uma tendência. Já é uma evolução natural da gastronomia. Foi com esta perspetiva que Ruth Osborne, fundadora da empresa de consultoria na área da sustentabilidade Retired Hen, criou o restaurante sueco ReTaste.
A ideia é simples: o restaurante recolhe alimentos de supermercados já sem valor comercial e dá-lhes uma nova vida através de ementas inovadoras.
Criado em parceria com os chefs Christofer Ekman e Paul Svensson, considerado um dos 50 chefs do Plant-Forward Global pelo Instituto de Culinária da América, o ReTaste dá vida ao lema “transformar lixo em luxo” já que recorre, por exemplo, a estratégias inovadoras que prologam a vida dos produtos, como é o caso da moagem de pão seco para fazer massa.
De acordo com a Food and Agriculture Organization das Nações Unidas, cerca de um terço dos alimentos produzidos mundialmente para consumo humano é desperdiçado, sendo que, nos países desenvolvidos, grande parte do desperdício acontece nas últimas etapas da cadeia de valor, nomeadamente no retalhe, restauração e consumo final.
É por isso que cada vez mais os próprios retalhistas estão a tomar medidas de combate ao desperdício alimentar, como é o caso do Continente. A marca do grupo Sonae vai lançar no próximo dia 10 de abril, no Capitólio, mais uma edição da Conferência Portugal Saudável, onde estará a mentora deste projeto.
Já na 4ª edição, o evento tem como mote “Improving Our Food System” e pretende falar sobre a importância da consciência sustentável na restauração e da colaboração que deve existir entre os vários atores da cadeia alimentar para a construção de um mundo mais saudável e sustentável.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.