ghost image socials
A opinião de Carolina Afonso
Transformação Digital: Em que nível está a sua empresa?
2 de outubro de 2020
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Transformação Digital: Em que nível está a sua empresa?
Carolina Afonso
Professora Universitária | Marketing Manager

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Que a pandemia acelerou a transformação digital das organizações já todos sabemos.


Teletrabalho, gestão remota de equipas, digitalização de processos de vendas, comunicação digital, experiência do cliente em âmbito digital, e por aí adiante. À sua escala, as empresas, muitas por imperativo de sobrevivência, viram-se literalmente com o “menino nos braços”. E lá se foi empurrando a transformação digital aos solavancos e conforme a urgência do momento.


Contudo, neste momento as exigências são maiores, pois as várias peças têm que colar estrategicamente e trazer retorno ao negócio. É tempo de criar sinergias e otimizações. Por onde começar?


A meu ver, começar implica perceber onde estamos afinal. Qual o grau de maturidade das nossas organizações em relação à transformação digital? Existem diversas matrizes com vários graus de complexidade. Matt, Hess e Benlian simplificam enumerando 4 níveis de maturidade no que à transformação digital diz respeito:

 

· Nível 1 - “Ad-hoc”: Não há responsável pela digital transformação dentro da organização e não existe uma visão formulada em relação a este tema nem processos definidos.

 

· Nível 2 - Nível departamental (“silos isolados”): a transformação digital é vista como propriedade de um determinado departamento da empresa. Em muitos caso o IT ou departamentos de produção/engenharia são os primeiros a olhar para a transformação digital.

 

· Nível 3 - Nível organizacional (interdepartamental): A transformação digital está a ser tratada como “core” e crítica para o negócio. É tida em conta uma visão geral e integradora em relação ao tema. Todos os departamentos estão envolvidos na definição deste visão e formulação da estratégia digital.

 

· Nível 4 - Nível interorganizacional (valor cruzado entre parceiros): A transformação digital é entendida como “core” para o negócio e é ampla. Abrange toda a cadeia de valor, desde fornecedores a parceiros de negócio, incluindo o cliente.  que cobre a valor / cadeia de abastecimento. Os processos vão além das fronteiras organizacionais, a fim de permitir a colaboração com parceiros e é suportado por ferramentas tecnológicas inteligentes que permitem tomadas de decisão ágeis.

 

É certo que para situarmos uma empresa num destes níveis com rigor é necessário um trabalho de consultoria e estudo. Contudo, termos consciência de que estes níveis existem já nos ajuda a posicionar e a tomar consciência que a transformação digital é um “work in progress”, qual Sagrada Família de Gaudí em Barcelona.


Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Empower Brands Community Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.