Newsletter
Pesquisa
A evolução da tecnologia e a introdução da Inteligência artificial vieram desafiar a realidade tal como a conhecíamos abrindo caminho a um mundo novo de possibilidades, onde elementos reais se fundem com cenários hipotéticos.
Realidade ou ficção? É a pergunta que cada vez mais se coloca.
Este novo contexto é uma oportunidade única para o mundo do marketing, pois traz consigo a possibilidade de as marcas irem além do real e criarem verdadeiras experiências imersivas e inovadoras junto do consumidor, que vão muito além da conexão habitual através dos típicos pontos de comunicação.
Um exemplo recente que ganhou ampla escala, foi o de uma influenciadora que se tornou a sensação nos courts de ténis em Wimbledon, e que ao longo dos dias se tornou viral através dos seus posts, que ganharam ampla escala. Nada de muito novo aqui, apenas o facto de esta influenciadora, Mia Zelu, nunca ter estado no evento, nem nunca ter sequer existido, pois foi totalmente desenhada por inteligência artificial.
Um estudo recente do Youtube vem confirmar que os criadores virtuais vieram mesmo para ficar e começam a ocupar um espaço de relevância cada vez maior, em que vídeos relacionados com VTubers (virtual youtubers) atingem já, em média, 50 mil milhões de visualizações por ano.
Este é apenas um exemplo de como a tecnologia e as novas possibilidades virtuais vieram transformar o mundo da comunicação. Também o fenómeno do Fake Out of Home, veio revolucionar a publicidade em OOH e permitir às marcas criarem cenários de outdoor ficcionados e saltarem assim para a vida dos consumidores de forma disruptiva e inovadora, conseguindo assim criar verdadeiras experiências de marca.
Mas se, por um lado, este novo contexto é visto como uma verdadeira oportunidade para as marcas, por outro, pode ser também encarado como uma ameaça.
É aqui que entra a Autenticidade, um elemento fundamental desde sempre na comunicação, mas que ganha ainda maior importância nesta nova era tecnológica. Mesmo num universo cada vez mais virtual, é possível preservar a autenticidade, se existir uma conexão genuína com os valores e com aquele que é o propósito da marca.
São vários os benefícios para as marcas que comunicam com autenticidade, desde aumentar os níveis de Brand Awareness e Brand Equity, como incrementar conversões e vendas e aumentar também a retenção de clientes.
Esta consistência e autenticidade não deve ser um trabalho árduo para as marcas, deve ser antes algo natural e que acaba por ser uma consequência de um caminho de crescimento consistente e também de novas oportunidades para as marcas se reinventarem, de experimentarem novas formas de ser, sem perder a sua essência!
O futuro avizinha-se ainda mais complexo. Ser humano e autêntico, num mundo cada vez mais feito de pixéis é por si só um desafio!
E como em qualquer desafio, podemos não saber qual o caminho certo, mas sabemos que agir é sempre parte do caminho.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.