“The Queen… in case someone forgot!”

Pesquisa

A opinião de Maria José Martins
“The Queen… in case someone forgot!”
16 de Agosto de 2018
“The Queen… in case someone forgot!”
“The Queen… in case someone forgot!”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
“The Queen… in case someone forgot!”
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O post de Madonna a reforçar posicionamento aos 60 anos.


Quem segue Madonna no Instagram sabe que a cantora continua a reinventar-se e a aproveitar todas as evoluções do mercado para não deixar de ter visibilidade do seu trono. Em dia de celebração dos 60 anos da cantora, acordámos com os Media a amplificar o tema das mais diversas formas. A CNN por exemplo, transmitiu no Facebook um debate sobre como a cantora mudou o mundo da música e como teve um papel libertador para a imagem feminina, associando-lhe valores como força, coragem, independência e poder sexual.


A última vez que vi, este vídeo já tinha 1,6 mil reações, 909 comentários e 345 partilhas. Uma marca que desafiou os padrões morais da Igreja e que instituiu uma nova visão sobre a mulher no mundo artístico e na sociedade, ao comunicar através de uma linguagem universal: a música.



O The New York Times dedicou-lhe um artigo que intitulou “60 Times Madonna Changed our Culture”. Atribui-lhe valores como: Poder, Inovação e Identidade. Para este título da imprensa norte-americana, a rainha da pop misturou de forma inteligente todos estes atributos numa carreira singular na música, moda e cinema. O artigo fala da sua notável influência no final do séc. XX, mas também já neste século. É que, a cantora continua a lutar contra preconceitos, contrariando atualmente a visão de que as mulheres mais velhas “não interessam”.


Se fizermos umas pesquisas no Google, não faltam blogs e artigos que se inspiram na forma como Madonna criou e geriu a sua marca pessoal, para deixar algumas lições de marketing: afirmar-se por algo (ter uma proposta de valor), entregar sempre o que promete ou não ter receio de inovar/quebrar as regras. Esta capacidade de estudar o mercado e absorver o que são as tendências tem sido uma constante na gestão que Madonna faz da sua carreira e se, como outras marcas, também teve momentos de crise - nomeadamente quando levou ao extremo o tema da sexualidade -, conseguiu de forma habilidosa sair de cena e regressar sempre mais forte.


Fui fã desde “Like a Virgin”. Impossível não ter sentido o impacto da canção e da sua autora. Mesmo quem não gostava de música pop não lhe ficava indiferente. Gabavam-lhe a ousadia das performances. Nunca me poderia passar pela cabeça, que um dia, esta rainha da pop mundial escolheria o meu país para viver. Uau! Ela é mesmo surpreendente! E que sensação de vaidade me invade saber que vai ao programa de Jimmy Fallon e não diz que vive em “Lisbon”: faz questão de pronunciar Lisboa com todas as sílabas em português. Se ela tem mordomias que não devia ter, haverá o lugar certo para essa discussão. Mas acredito que a sua presença cá, e a forma como fala no seu Instagram dos locais que visita e as experiências que partilha só podem ser uma grandiosa promoção para Portugal. Claro que ela veio porque também ouviu falar de Lisboa na CNN e porque deu cá vários concertos e por muitas outras razões que se podem evocar, até o facto de ter tentado viver num palácio “à borla” como se escreveu algures por aí. Eu prefiro acreditar que Madonna é o símbolo de uma mulher inteligente. Que escolheu Portugal porque foi estudar sobre o nosso pequeno país à beira mar plantado e percebeu que foi aqui que a história começou.


Foi daqui que o mundo se descobriu. Que somos uma nação de coragem. E estes foram os valores de uma marca à qual Madonna se quis também associar.


Feliz aniversário Madonna! Depois de ti, os 60 nunca mais serão os mesmos.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

“The Queen… in case someone forgot!”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

“The Queen… in case someone forgot!”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile