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O post de Madonna a reforçar posicionamento aos 60 anos.
Quem segue Madonna no Instagram sabe que a cantora continua a reinventar-se e a aproveitar todas as evoluções do mercado para não deixar de ter visibilidade do seu trono. Em dia de celebração dos 60 anos da cantora, acordámos com os Media a amplificar o tema das mais diversas formas. A CNN por exemplo, transmitiu no Facebook um debate sobre como a cantora mudou o mundo da música e como teve um papel libertador para a imagem feminina, associando-lhe valores como força, coragem, independência e poder sexual.
A última vez que vi, este vídeo já tinha 1,6 mil reações, 909 comentários e 345 partilhas. Uma marca que desafiou os padrões morais da Igreja e que instituiu uma nova visão sobre a mulher no mundo artístico e na sociedade, ao comunicar através de uma linguagem universal: a música.
O The New York Times dedicou-lhe um artigo que intitulou “60 Times Madonna Changed our Culture”. Atribui-lhe valores como: Poder, Inovação e Identidade. Para este título da imprensa norte-americana, a rainha da pop misturou de forma inteligente todos estes atributos numa carreira singular na música, moda e cinema. O artigo fala da sua notável influência no final do séc. XX, mas também já neste século. É que, a cantora continua a lutar contra preconceitos, contrariando atualmente a visão de que as mulheres mais velhas “não interessam”.
Se fizermos umas pesquisas no Google, não faltam blogs e artigos que se inspiram na forma como Madonna criou e geriu a sua marca pessoal, para deixar algumas lições de marketing: afirmar-se por algo (ter uma proposta de valor), entregar sempre o que promete ou não ter receio de inovar/quebrar as regras. Esta capacidade de estudar o mercado e absorver o que são as tendências tem sido uma constante na gestão que Madonna faz da sua carreira e se, como outras marcas, também teve momentos de crise - nomeadamente quando levou ao extremo o tema da sexualidade -, conseguiu de forma habilidosa sair de cena e regressar sempre mais forte.
Fui fã desde “Like a Virgin”. Impossível não ter sentido o impacto da canção e da sua autora. Mesmo quem não gostava de música pop não lhe ficava indiferente. Gabavam-lhe a ousadia das performances. Nunca me poderia passar pela cabeça, que um dia, esta rainha da pop mundial escolheria o meu país para viver. Uau! Ela é mesmo surpreendente! E que sensação de vaidade me invade saber que vai ao programa de Jimmy Fallon e não diz que vive em “Lisbon”: faz questão de pronunciar Lisboa com todas as sílabas em português. Se ela tem mordomias que não devia ter, haverá o lugar certo para essa discussão. Mas acredito que a sua presença cá, e a forma como fala no seu Instagram dos locais que visita e as experiências que partilha só podem ser uma grandiosa promoção para Portugal. Claro que ela veio porque também ouviu falar de Lisboa na CNN e porque deu cá vários concertos e por muitas outras razões que se podem evocar, até o facto de ter tentado viver num palácio “à borla” como se escreveu algures por aí. Eu prefiro acreditar que Madonna é o símbolo de uma mulher inteligente. Que escolheu Portugal porque foi estudar sobre o nosso pequeno país à beira mar plantado e percebeu que foi aqui que a história começou.
Foi daqui que o mundo se descobriu. Que somos uma nação de coragem. E estes foram os valores de uma marca à qual Madonna se quis também associar.
Feliz aniversário Madonna! Depois de ti, os 60 nunca mais serão os mesmos.
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