The Gold Archives recorda hino e vontade de vencer de outros tempos

Pesquisa

The Gold Archives
The Gold Archives recorda hino e vontade de vencer de outros tempos
30 de Dezembro de 2020
The Gold Archives recorda hino e vontade de vencer de outros tempos
The Gold Archives recorda hino e vontade de vencer de outros tempos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
The Gold Archives recorda hino e vontade de vencer de outros tempos
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


É mais um regresso às memórias de ouro do nosso arquivo. Fechamos 2020 com mais um episódio da série que quer revisitar a história da publicidade portuguesa das últimas duas décadas.


Em 2021 celebramos os 17 anos de Imagens de Marca e foi em 2004 que tudo começou. Um ano que nos marcou a todos e ao país.


Vivia-se a euforia da organização do europeu de futebol, e nós, na redação, a excitação de fazer as primeiras reportagens sobre as estratégias de marketing e de comunicação das marcas para um magazine de televisão. As idas aos bastidores das gravações das campanhas eram sempre um dos momentos mais empolgantes para a equipa. Ter acesso a todo aquele ambiente e perceber por dentro como se materializavam os conceitos criativos era uma espécie de privilégio.


Atrevo-me a dizer, que a campanha da Galp terá sido uma das nossas primeiras incursões com a equipa a acompanhar vários dias de gravações. O ponto alto desta recolha de imagens terá sido a madrugada no posto de combustível da marca na 2ª Circular no sentido Aeroporto – Benfica quando se filmou uma grande parte da coreografia.


Arrisco-me também a dizer, que foi a experiência de terreno nestas reportagens que levou a nossa jornalista, na altura, Mafalda Rocha, a decidir enveredar pelo caminho da produção. Ela vibrava com este mundo. Hoje, é a nossa produtora executiva e tem um dos olhares mais apurados que conheço para as questões técnicas e de realização.


O hino, que ficou conhecido pelo “menos ais”, mas que na realidade tem como título original “Será demais pedir a taça” ficará para sempre na memória de quem viveu este ano.  Não foi só um jingle de uma campanha de publicidade, foi um virar de página na forma como Portugal se via até então. Uma campanha que colocava não só na Seleção nacional de futebol a ambição de ganhar, mas também em cada português a vontade de mostrar orgulho no país.


O fim do “fado” da desgraça e o início de um novo ciclo que tem vindo a elevar desde então Portugal e os portugueses. Uma campanha que foi sucesso nas rádios, toques polifónicos nos telemóveis e que levou a Galp a vencer o campeonato da notoriedade no ranking dos patrocinadores do Euro 2004.


As histórias desta história são contadas no terceiro episódio da série The Gold Archives por quem a ajudou a escrever. Pedro Bidarra, vice-presidente e diretor criativo da BBDO em 2004, Nuno Jerónimo, também diretor criativo e que trabalhava ao lado de Bidarra em 2004 e Pedro Ribeiro, que era uma das vozes da Best Rock FM em 2004, aceitaram fazer esta viagem ao passado há 6 anos, quando a equipa da The Empower Brands House decidiu recuperar as campanhas mais emblemáticas dos arquivos do Imagens de Marca para criar uma série de minidocumentários.


Depois de um 2020 que ninguém quer guardar na memória, o Empower Brands Channel presta homenagem ao espírito de coragem e à vontade de vencer tempos difíceis com estreia deste novo episódio para ver no YouTube



Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

The Gold Archives recorda hino e vontade de vencer de outros tempos

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

The Gold Archives recorda hino e vontade de vencer de outros tempos

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile