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É mais um regresso às memórias
de ouro do nosso arquivo. Fechamos 2020 com mais um episódio da série que quer
revisitar a história da publicidade portuguesa das últimas duas décadas.
Em 2021 celebramos os 17 anos de Imagens de Marca e
foi em 2004 que tudo começou. Um ano que nos marcou a todos e ao país.
Vivia-se
a euforia da organização do europeu de futebol, e nós, na redação, a excitação
de fazer as primeiras reportagens sobre as estratégias de marketing e de
comunicação das marcas para um magazine de televisão. As idas aos bastidores
das gravações das campanhas eram sempre um dos momentos mais empolgantes para a
equipa. Ter acesso a todo aquele ambiente e perceber por dentro como se
materializavam os conceitos criativos era uma espécie de privilégio.
Atrevo-me
a dizer, que a campanha da Galp terá sido uma das nossas primeiras incursões
com a equipa a acompanhar vários dias de gravações. O ponto alto desta recolha
de imagens terá sido a madrugada no posto de combustível da marca na 2ª
Circular no sentido Aeroporto – Benfica quando se filmou uma grande parte da
coreografia.
Arrisco-me também a dizer, que foi a experiência de terreno nestas
reportagens que levou a nossa jornalista, na altura, Mafalda Rocha, a decidir
enveredar pelo caminho da produção. Ela vibrava com este mundo. Hoje, é a nossa
produtora executiva e tem um dos olhares mais apurados que conheço para as
questões técnicas e de realização.
O hino, que ficou conhecido pelo “menos
ais”, mas que na realidade tem como título original “Será demais pedir a taça”
ficará para sempre na memória de quem viveu este ano. Não foi só um
jingle de uma campanha de publicidade, foi um virar de página na forma como
Portugal se via até então. Uma campanha que colocava não só na Seleção nacional
de futebol a ambição de ganhar, mas também em cada português a vontade de
mostrar orgulho no país.
O fim do “fado” da desgraça e o início de um novo
ciclo que tem vindo a elevar desde então Portugal e os portugueses. Uma
campanha que foi sucesso nas rádios, toques polifónicos nos telemóveis e que
levou a Galp a vencer o campeonato da notoriedade no ranking dos patrocinadores
do Euro 2004.
As histórias desta história são contadas no terceiro episódio da
série The Gold Archives por quem a ajudou a escrever. Pedro Bidarra, vice-presidente
e diretor criativo da BBDO em 2004, Nuno Jerónimo, também diretor criativo e
que trabalhava ao lado de Bidarra em 2004 e Pedro Ribeiro, que era uma das
vozes da Best Rock FM em 2004, aceitaram fazer esta viagem ao passado há 6
anos, quando a equipa da The Empower Brands House decidiu recuperar as
campanhas mais emblemáticas dos arquivos do Imagens de Marca para criar uma
série de minidocumentários.
Depois de um 2020 que ninguém quer guardar na
memória, o Empower Brands Channel presta homenagem ao espírito de coragem e à
vontade de vencer tempos difíceis com estreia deste novo episódio para ver no
YouTube.
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