The Gold Archives: a série que vale ouro!

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The Gold Archives: a série que vale ouro!
27 de Agosto de 2020
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Se há coisa com a qual não nos podemos conformar é com o apagar da história.


A falta de memória tira-nos as referências e as bases de toda a evolução. Quando começámos a fazer o Imagens de Marca tudo era novo para a maioria dos nossos jornalistas. A temática do marketing e da publicidade e as pessoas que íamos entrevistando. Aqui e ali, íamos criando essas referências de quem eram os “gurus” do marketing e os “génios” da criatividade. A nossa história de programa de televisão foi-se construindo com todas as histórias e personalidades que fomos filmando e entrevistando.


17 anos depois, temos um arquivo extraordinário de testemunhos e campanhas que vão marcar para sempre a comunicação comercial portuguesa dos primórdios do século XXI. É um facto. Naturalmente, que muitos profissionais vão saindo do mercado. É absolutamente normal. O que não pode ser normal é que se deixe de atribuir a estes profissionais a importância que tiveram, no momento, em que trabalharam para estas marcas e em prol da sua criatividade. Infelizmente, como alguém me disse um dia: neste mundo das marcas e da publicidade, as pessoas são muito facilmente esquecidas.


O que importa é a última campanha. Assim, disse-lhe eu, não se faz história. Há um amargo de boca para quem testemunhou todo este caminho ao longo de tantos anos e, quando se olha para trás, parece que nada ficou. Felizmente, na memória da nossa equipa, nas nossas centenas de cassetes Betacam e nos nossos inúmeros discos externos, estão todas as marcas que geraram novas marcas e todas as campanhas que foram disruptivas na criação de novas linguagens publicitárias e que fizeram muitas produtoras de filmes e realizadores dar o salto para produções inovadoras.


O nosso arquivo, que vale mesmo ouro, é o nosso melhor testemunho de que este passado existiu e tem mérito no que o mercado é hoje. É nossa profunda convicção de que não podemos deixar “morrer” esta história. Estas imagens e testemunhos são fundamentais para o background das novas gerações que criam, gerem e pensam marketing e comunicação.


A série The Gold Archives materializa o desejo da nossa “House” em disponibilizar este material histórico, cuja recolha começou a ser feita há 6 anos, recuperando testemunhos sobre as campanhas de publicidade que ficaram na galeria de ouro dos Prémios À Eficácia da Comunicação. Estivemos este tempo todo a tentar encontrar uma forma de viabilizar a publicação dos primeiros episódios já editados. Conseguimos agora, porque temos o nosso próprio canal. Queremos continuar este trabalho documental e esperamos encontrar junto da indústria essa mesma vontade. A primeira temporada será mensal com a estreia de cada novo episódio na última quinta-feira do mês, sempre exclusivamente no Empower Brands Channel no YouTube.


The Gold Archives: a série que vale ouro!

When Green turns Gold”


Este é o título do primeiro episódio da série The Gold Archives e traz-nos uma campanha icónica na comunicação das cervejas em Portugal.


Estávamos em 2004 e o setor cervejeiro era aguerrido nas estratégias de marketing, mas as vendas estavam estagnadas e muito equiparadas entre os dois principais players. Havia a necessidade de inovar e de conquistar quota junto do target feminino, pouco apreciador de cerveja. A Green, enquanto produto inovador da Super Bock, foi apresentada à equipa do Imagens de Marca num encontro informal, que ainda hoje nos faz lembrar uma cena de um filme de espionagem.


As peças de comunicação, que já estavam a ser testadas pela agência, foram-nos mostradas por baixo da mesa do restaurante e a fórmula explicada num tom de segredo. Para tornar o momento ainda mais caricato, estávamos a jantar na cervejaria da concorrência. Foi sem dúvida um episódio de grande excitação. Estávamos perante a revelação de algo completamente inesperado e pioneiro para a época. Ficará para sempre na nossa memória o grande contributo de João Sampaio, enquanto diretor de marketing da empresa, no percurso que a Unicer fez nessa altura com a marca Super Bock e da sua equipa constituída por Paulo Valentim, que foi diretor de marketing da Super bock, e ainda por Miguel Araújo e Inês Mesquita, gestor da marca e assessora de imprensa, respetivamente. Duas das pessoas que nos ajudaram a recordar esta história, há 6 anos.


A estratégia de lançamento contou com a visão da agência de meios OMD. Inês Jardim, era a diretora de contas e também nos revelou, na mesma altura, como foi pensado o mix de meios cujo resultado valeu à campanha o galardão de ouro na Eficácia em meios. Uma história que levou os espetadores ao cinema para ver o filme de publicidade mais longo que alguma vez tinha sido feito em Portugal. É um tesouro para descobrir no Empower Brands Channel no YouTube a partir desta quinta-feira 27 de agosto.

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