Newsletter
Pesquisa
Se há coisa com a qual não nos podemos conformar é com o apagar da
história.
A falta de memória tira-nos as referências e as bases de toda a
evolução. Quando começámos a fazer o Imagens de Marca tudo era
novo para a maioria dos nossos jornalistas. A temática do marketing
e da publicidade e as pessoas que íamos entrevistando. Aqui e ali,
íamos criando essas referências de quem eram os “gurus” do
marketing e os “génios” da criatividade. A nossa história de
programa de televisão foi-se construindo com todas as histórias e
personalidades que fomos filmando e entrevistando.
17 anos depois,
temos um arquivo extraordinário de testemunhos e campanhas que vão
marcar para sempre a comunicação comercial portuguesa dos
primórdios do século XXI. É um facto. Naturalmente, que muitos
profissionais vão saindo do mercado. É absolutamente normal. O que
não pode ser normal é que se deixe de atribuir a estes
profissionais a importância que tiveram, no momento, em que
trabalharam para estas marcas e em prol da sua criatividade.
Infelizmente, como alguém me disse um dia: neste mundo das marcas e
da publicidade, as pessoas são muito facilmente esquecidas.
O que
importa é a última campanha. Assim, disse-lhe eu, não se faz
história. Há um amargo de boca para quem testemunhou todo este
caminho ao longo de tantos anos e, quando se olha para trás, parece
que nada ficou. Felizmente, na memória da nossa equipa, nas nossas
centenas de cassetes Betacam e nos nossos inúmeros discos externos,
estão todas as marcas que geraram novas marcas e todas as campanhas
que foram disruptivas na criação de novas linguagens publicitárias
e que fizeram muitas produtoras de filmes e realizadores dar o salto
para produções inovadoras.
O nosso arquivo, que vale mesmo ouro, é
o nosso melhor testemunho de que este passado existiu e tem mérito
no que o mercado é hoje. É nossa profunda convicção de que não
podemos deixar “morrer” esta história. Estas imagens e
testemunhos são fundamentais para o background das novas gerações
que criam, gerem e pensam marketing e comunicação.
A série The
Gold Archives materializa o desejo da nossa “House” em
disponibilizar este material histórico, cuja recolha começou a ser
feita há 6 anos, recuperando testemunhos sobre as campanhas de
publicidade que ficaram na galeria de ouro dos Prémios À Eficácia
da Comunicação. Estivemos este tempo todo a tentar encontrar uma
forma de viabilizar a publicação dos primeiros episódios já
editados. Conseguimos agora, porque temos o nosso próprio canal.
Queremos continuar este trabalho documental e esperamos encontrar
junto da indústria essa mesma vontade. A primeira temporada será
mensal com a estreia de cada novo episódio na última quinta-feira
do mês, sempre exclusivamente no Empower Brands Channel no YouTube.
“When Green turns Gold”
Este é o título do primeiro episódio da série The Gold Archives e
traz-nos uma campanha icónica na comunicação das cervejas em
Portugal.
Estávamos em 2004 e o setor cervejeiro era aguerrido nas
estratégias de marketing, mas as vendas estavam estagnadas e muito
equiparadas entre os dois principais players. Havia a necessidade de
inovar e de conquistar quota junto do target feminino, pouco
apreciador de cerveja. A Green, enquanto produto inovador da Super
Bock, foi apresentada à equipa do Imagens de Marca num encontro
informal, que ainda hoje nos faz lembrar uma cena de um filme de
espionagem.
As peças de comunicação, que já estavam a ser
testadas pela agência, foram-nos mostradas por baixo da mesa do
restaurante e a fórmula explicada num tom de segredo. Para tornar o
momento ainda mais caricato, estávamos a jantar na cervejaria da
concorrência. Foi sem dúvida um episódio de grande excitação.
Estávamos perante a revelação de algo completamente inesperado e
pioneiro para a época. Ficará para sempre na nossa memória o
grande contributo de João Sampaio, enquanto diretor de marketing da
empresa, no percurso que a Unicer fez nessa altura com a marca Super
Bock e da sua equipa constituída por Paulo Valentim, que foi diretor
de marketing da Super bock, e ainda por Miguel Araújo e Inês
Mesquita, gestor da marca e assessora de imprensa, respetivamente.
Duas das pessoas que nos ajudaram a recordar esta história, há 6 anos.
A estratégia de lançamento contou com a visão da
agência de meios OMD. Inês Jardim, era
a diretora de contas e também nos revelou, na mesma altura, como foi
pensado o mix de meios cujo resultado valeu à campanha o galardão
de ouro na Eficácia em meios. Uma história que levou os espetadores
ao cinema para ver o filme de publicidade mais longo que alguma vez
tinha sido feito em Portugal. É um tesouro para descobrir no Empower
Brands Channel no YouTube a partir desta quinta-feira 27 de agosto.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.