Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
Nos últimos 3 meses reinventámos o nosso trabalho a partir de casa e
conseguimos nunca parar a produção de informação. Criámos mais e novas formas
de a fazer chegar até si, apostámos em conferências na web com momentos de
reflexão e partilha de conhecimento com profissionais altamente reputados
dentro e fora de Portugal, sempre gratuitamente. Produzimos papers de elevado
interesse para decisores de empresas com as ideias mais importantes de cada
conferência/debate e preparamo-nos agora para iniciar as atividades da nossa
Empower Brands Community, na área da academia, para que o conhecimento possa
chegar cada vez mais longe e a mais pessoas enriquecendo também o mercado.
Estamos a cumprir o nosso propósito.
O
coronavírus veio alterar drasticamente a nossa realidade a vários níveis. A relação
com a tecnologia, por exemplo, intensificou-se.
Desde o início deste ano que a Arena Media tem vindo a
estudar as principais tendências tecnológicas dos principais especialistas do
mercado na sua plataforma “Arena Tech&Trends”. A análise aponta para que
algumas das tendências mencionadas nestes estudos sejam ainda mais
impulsionadas com o aparecimento da Covid-19 nas nossas vidas.
Mais do que nunca, as pessoas vão dar prioridade a tudo
aquilo que é relacionado com a segurança e proteção da sua vida. Nesse sentido,
tudo indica que tecnologias focadas no bem-estar mental pessoal, como a eHealth,
e na resolução dos grandes desafios que o setor da saúde enfrenta, serão cada
vez mais importantes nos próximos tempos. Também intensificar-se-á o surgimento
de novas medidas de segurança e privacidade que garantam a proteção contra os
riscos que emergem com a crescente digitalização da sociedade.
Sobretudo devido à implementação do regime de teletrabalho,
que muitas empresas continuarão a adotar nos próximos meses, prevê-se que haverá
um desenvolvimento más rápido dos ecossistemas que conectam objetos e
dispositivos, mas também lugares e até cidades de forma a facilitar o seu
controlo e acesso. A consolidação de tecnologias emergentes como o
reconhecimento facial ou a digitalização dos sentidos humanos para poupar tempo
e aumentar a nossa comodidade é outra das tendências.
Por último, tudo aponta para um maior crescimento do papel social
das marcas. Neste momento enfrentamos um novo período de incertezas
relativamente ao futuro e durante estes meses os sentimentos de solidariedade e
de consciência humana ganharam força. Diante desta realidade, as marcas
continuarão a explorar novas formas de compromisso com a sociedade e com a
sustentabilidade do planeta, reforçando a sua aposta em modelos de relação baseados
em valores como a transparência, a autenticidade ou a ética.
“O confinamento provocou uma pausa do sistema. Uma pausa que
nos levou a viver de uma maneira diferente, mas a vida avançou e adaptámo-nos como
pudemos. Por isso, na Arena acreditamos que há que continuar a avançar, encarando
cada dia como um novo dia em que há que compreender as necessidades das pessoas
e da sociedade, e as oportunidades que as tecnologias e as marcas oferecem” neste
novo contexto, sublinha Íñigo de Luis, Director de Estrategia da Arena Media
Madrid, em declarações citadas pelo Marketing Directo.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.