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Se há coisa que 2020 nos ensinou é que não
podemos mesmo prever o futuro. Contudo, todos os anos existem uma série de
relatórios elaborados pelas mais conceituadas consultoras e observatórios
internacionais sobre as tendências que podem guiar marcas e empresas na
adaptação dos negócios e da comunicação aos comportamentos e necessidades dos
consumidores.
2021 não é exceção. Pelo contrário, é talvez o ano em que mais
do que nunca todos sentimos que precisamos de alguma ajuda para nos guiarmos, depois
de uma mudança tão abrupta e inesperada da nossa vida por causa de uma
impensável pandemia. Mas sejamos humildes: a nossa emissão desta semana, mais
do que fazer previsões, procura trazer alguma luz sobre as tendências que podem
influenciar os planos de negócio e os objetivos das equipas de marketing.
É
esta a visão que trazemos ao conversar com a equipa da Wuderman Thompson sobre
o relatório anual Future 100. Um trabalho da jornalista Ana Gaboleiro que
partilha uma perspetiva internacional e nacional sobre o que esperar afinal
deste 2021. É um novo ciclo que se quer abrir com a esperança da vacina contra
a Covid-19 e que promete marcar também o tom da comunicação e o discurso das
marcas. 2020 foi também um ano de mudança para mundo da
criatividade e das agências criativas. A pandemia provocou alterações no
quotidiano dos criativos, nos seus métodos de trabalho e, claro, no tipo de
mensagens das campanhas de publicidade.
A nossa equipa procura ainda algumas
linhas de orientação nesta área através de uma reportagem com entrevistas à Publicis
Worldwide, eleita Network of the Year no Eurobest Festival, e com o a agência
portuguesa NOSSA, considerada agência do ano no Festival do Clube de Criativos
de Portugal. Pelo meio da nossa emissão, damos destaque à campanha que a Volvo lançou
no final de 2020 e que reflete
o caminho de futuro da marca para 2021 e anos seguintes.
E se foi o cinto de
segurança de três pontos que permitiu à marca sueca revolucionar a segurança
nas estradas, é a limitação de velocidade a 180km/h, que introduzido em todas
as viaturas Volvo produzidas a partir de 2020, que pretende elevar o patamar de
segurança quando se está ao volante. Uma estratégia que a marca partilha com o
jornalista Fernando Paula e com a qual quer continuar a afirmar-se no
mercado.
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