Tendências de consumo num Natal atípico

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Tendências de consumo num Natal atípico
16 de Novembro de 2020
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Tendências de consumo num Natal atípico
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
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A pandemia desenhou um futuro recheado de incertezas, com um perfil de consumidor completamente desconhecido e um mercado dominado pelo comércio eletrónico.


Perante este contexto, a Amazon solicitou à companhia global WGSN uma análise sobre as expectativas e tendências de consumo nesta época de Natal atípica que se avizinha. O espírito de família, o novo valor dado ao lar e a procura pelo contacto emocional vão ter mais protagonismo do que nunca.


Entre os principais insights desta análise destacam-se os seguintes:


- Comunicação com os nossos ente-queridos


Por um lado, a tecnologia será uma peça-chave, especialmente por causa das reuniões através de videochamada. Por isso, produtos como as colunas de som bluetooh, os auriculares e as câmaras vão continuar em alta. A decoração da casa com adereços natalícios e a personalização das cartas de felicitação de natal serão elementos importantes devido à revalorização do “toque pessoal” e à vontade de “aquecer” os lares para combater a frieza da distância social.


- Curiosidade infantil e jogos educativos


Os jogos de estratégia e de lógica em grupo serão vistos como ferramenta interessante para combinar aprendizagem, lazer e entretenimento em família. Uma tendência que se tem vindo a arrastar desde o confinamento com jogos como o “Monopoly”. Aqueles que envolvam atividade física como o “Twister” ou o “Ring Fit” da Nintendo serão também, segundo a análise, recorrentes devido à importância de se manter uma vida ativa dentro de casa.


- Natal Artesanal


As artes manuais são uma forma de entretenimento criativo e um presente bastante pessoal. Dois fatores com muito valor no contexto em que vivemos. Neste campo, destaque para o crescente valor dado à sustentabilidade (os materiais reciclados serão os protagonistas) e o desejo de estabelecer ligações em equipa na hora de trabalhar estas criações.


- Cozinhar de forma mais consciente


Segundo a WGSN, “mais de 50% dos consumidores europeus cozinham atualmente em casa”. A cozinha, além de se ter consolidado como uma atividade de “lazer”, ganhou outras dimensões. Agora, os consumidores procuram por produtos que ajudem o seu sistema imunitário (probióticos e produtos naturais) e tudo aquilo que tenha a ver com alimentação saudável. Em relação a este Natal, a tradição culinária vai voltar a ganhar importância e os produtos nacionais, como é o caso do vinho, vão ganhar destaque à mesa.


- Cuidarmo-nos por dentro e por fora


O self-care tornou-se numa parte essencial da nossa rotina. Por isso, todos os produtos que têm a ver com o relaxamento, o bem-estar físico e mental e o cuidado com a pele estão a ser mais procurados, em consequência do aumento da preocupação pela nossa saúde. Produtos como os filtros azuis colocados nos computadores para descansarmos a vista, os remédios naturais que ajudam a regularizar o sono, e, claro, os cremes corporais, estão entre os mais populares.


- A ideia de local, antes de tudo


Neste Natal vamos estar muito mais ligados às pessoas que vivem ao nosso redor e na nossa comunidade, como os nossos vizinhos ou os pequenos negócios de bairro. O aumento por produtos de comércio local tem vindo a aumentar. Por isso, a chave está em explorar esta tendência tanto online como offline.


- Contribuir para a comunidade


As dificuldades mudaram a forma como nos comportamos socialmente: agora valorizamos mais os pequenos gestos de apoio e agradecimento. Uma realidade que se irá traduzir numa tendência de realizar doações e de ajudar os mais necessitados. Em suma, segundo esta análise, haverá um aumento da solidariedade e do sentimento de simpatia em relação a diversas ONG.



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