Tendências 2024: “Estamos a entrar numa década de desconstrução”

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Tendências 2024: “Estamos a entrar numa década de desconstrução”
10 de Novembro de 2023
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A 17ª edição do estudo “Life Trends”, da Accenture, revela que a próxima década será marcada por mudanças impulsionadas pela Inteligência Artificial, alteração nos valores dos consumidores e inovação. Fatores que terão um impacto considerável para as marcas.


Metade dos consumidores estão a alterar significativamente os seus objetivos de vida, dando maior prioridade à estabilidade no emprego e à reforma do que ao casamento ou à obtenção de um diploma universitário. Outros 48% fazem planos para as suas vidas com menos de 12 meses de antecedência, ou não fazem qualquer planeamento.


Esta mudança de mentalidade provocada, segundo a Accenture, pelo rápido avanço da tecnologia, está a alterar a sociedade e a criar um nível de incerteza e fragilidade para as empresas, uma vez que as pessoas estão agora a desconstruir passos habituais nas suas vidas.


"Estamos a entrar numa década de desconstrução impulsionada pela mudança dos valores dos consumidores, pelo crescimento explosivo da IA e pela velocidade implacável da mudança", explica Mark Curtis, Global Sustainability Lead da Accenture Song, unidade de negócio da consultora que procura responder à acelerada necessidade de crescimento das organizações.


Estas alterações estão a fazer com que os líderes empresariais se perguntem por onde devem começar. Na nossa ótica, devem priorizar a chamada de atenção para a excelência, dando espaço para que as procuras do engenho humano e da criatividade floresçam", acrescenta.


Já David Droga, CEO da Accenture Song, alerta que “os consumidores de hoje não são lineares, estão a mudar mais rapidamente do que as empresas conseguem acompanhar, pelo que existem desafios constantes”.


“Estas tendências apresentam questões relevantes para a interação entre as pessoas, os seus comportamentos e as suas atitudes gerais em relação a um mundo em constante mudança, seja nos negócios, na tecnologia ou noutras mudanças sociais, ajudando os nossos clientes a compreender as motivações dos seus clientes de forma a catalisar o crescimento do seu negócio”, conclui o responsável da consultora.  


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