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O pontapé de saída para o Mundial de Futebol foi dado hoje na Rússia, com 32 equipas participantes. Mais de 3 biliões de pessoas em todo o mundo vão assistir aos jogos. Um espetáculo desta magnitude, no entanto, é também um ótimo teste em termos de logística.
A Eurosender, uma das principais plataformas de transporte porta a porta online da Europa, fez uma análise do transporte e da logística associados à competição mais aguardada do ano.
Portugal estreia-se contra a Espanha em Sochi, no dia 15 de junho, enfrene depois Marrocos em Moscovo, no dia 20 de junho, e viaja para Saransk para fechar a fase de grupos contra o Irão, no dia 25 de junho. No total, a Seleção Nacional fará 3.732 Km se ficar em primeiro lugar no grupo ou 8.518 Km se terminar em segundo lugar. Isto significa aproximadamente 10 horas e meia de voo para o primeiro cenário ou 14 horas e meia para o segundo.
12 campos de jogo em 11 cidades
Embora a Rússia tenha um território com mais de 17 milhões de km2, durante o próximo mês toda a atenção estará concentrada em apenas 85 mil m2. O tamanho total de 12 campos de jogo situados em 11 cidades, onde as equipas se irão defrontar ao longo dos 64 jogos.
Para a Rússia serão transportadas 3,240 bolas, equipamentos desportivos que rondam as 300 toneladas e serão utilizadas cerca de 2,740 toalhas e 22 mil kits para jogadores e árbitros.
Qual o maior desafios em termos logísticos para o Mundial? A estimativa da Eurosender resume que para as 3,240 bolas serão necessárias 81 bagageiras de Renault Clio; as 300 toneladas de equipamento equivalem a 6,5 aviões de carga A330-300; as 2,740 toalhas é o mesmo que 90 caixas de cartão e 22 mil kits de higiene representam 220 caixas de cartão.
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