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A TAP, a Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal celebraram uma parceria estratégica para o desenvolvimento, produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis para aviação em larga escala.
Os SAF, Sustainable Aviation Fuel, pretendem ser uma nova página da aviação em Portugal. Os combustíveis que as empresas afirmam ser mais sustentáveis vão ser fornecidos pela Galp, alinhada com o enquadramento europeu em matéria de obrigatoriedade de incorporação SAF na aviação.
O primeiro voo em Portugal abastecido com SAF fez a ligação Lisboa-Ponta Delgada num Airbus 321 neo, pintado com as cores retro da TAP e chamado “Portugal”.
Segundo explicaram as empresas, o combustível incorporou 39% de matéria de origem renovável (HEFA), com menos emissões totais quando comparado com a alternativa fóssil. A redução de emissões neste voo rondou os 35% das emissões totais de CO2.
Esta parceria, formalmente assinada numa cerimónia que contou com a presença da CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, do CEO da Galp, Andy Brown, e do CEO da ANA, Thierry Ligonnière, está em linha como o pacote climático Fit for 55 da Comissão Europeia, o qual inclui a iniciativa legislativa 'RefuelEU Aviation' que visa aumentar a oferta e a procura de SAF na União Europeia e a sua utilização em 2% até 2025, 5% até 2030 e 63% até 2050.
A TAP é signatária da resolução da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) que, em outubro de 2021, se comprometeu a atingir emissões de carbono zero até 2050. A IATA congratula-se assim com mais este importante passo que contribui para alcançar as metas propostas.
A ANA Aeroportos de Portugal implementa, nos seus aeroportos, a estratégia para a gestão global de carbono no setor da aviação, alinhada com a estratégia para a mobilidade positiva da VINCI Airports que visa a redução absoluta das suas emissões (âmbitos 1 e 2), a redução das emissões dos seus parceiros (âmbito 3), trabalhando em conjunto para atingir emissões líquidas zero (NetZero) até 2030. Este ano, foi atribuído o nível 4 da ACA (Airport Carbon Acreditation da ACI) a 9 dos 10 aeroportos nacionais.
Numa primeira fase do protocolo, o SAF utilizado nos voos da TAP é fornecido pelo operador líder na produção de combustível de aviação sustentável, a Neste. O objetivo, é que no futuro, seja a Galp a produzir este combustível.
O combustível de avião sustentável tem a vantagem de oferecer um desempenho semelhante ao dos tradicionais e pode ser utilizado nos mesmos motores que o combustível fóssil, mas com uma pegada de carbono significativamente menor, com uma redução de emissões que pode ir até 80%. O combustível SAF da Neste é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável, incluindo óleo de cozinha usado e gordura animal, segundo a Galp.
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