Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
O streaming tem vindo a
ganhar adeptos em anos recentes e a pandemia apenas veio potenciar essa mesma
tendência, com um número crescente de consumidores a terem optado por aderir a
esta modalidade de consumo de conteúdos, mostra o mais recente estudo da
Nielsen.
Intitulado “The Gauge”, o estudo
mostra que o recurso ao streaming atinge já os 26% do total de tempo
gasto com conteúdos televisivos. Isto numa altura em que várias empresas de
media tradicional também apostaram nesta vertente, criando os seus próprios
serviços de streaming para aproveitar a sua vasta gama de conteúdos.
Apesar de se registar uma
tendência crescente neste indicador, o tempo total de recurso ao streaming por parte dos consumidores fica ainda aquém do referente ao uso da televisão
por cabo, que diz respeito a 39% do tempo total de conteúdo televisivo
consumido. Já o consumo de conteúdos por via do sistema de transmissão
tradicional diz respeito a 25% de todo o tempo dedicado à televisão, enquanto
outras formas de visualização abarcam 9% do mesmo.
No que tocas às plataformas de streaming a que os consumidores mais recorrem, destacam-se a Netflix e o YouTube, que
individualmente dizem respeito a 6% do tempo total de conteúdo visualizado.
Seguem-se, por esta ordem, as plataformas Hulu (3%), Prime Video (2%) e Disney+
(1%), enquanto outras plataformas aqui não mencionadas angariam, no total, 8% do
total de conteúdo televisivo consumido.
“O ano passado mudou
categoricamente o panorama da audiência de televisão”, referiu no estudo Brian
Fuhrer, vice-presidente sénior de estratégia de produto da Nielsen. “Mesmo que
se comecem a retomar as atividades pré-pandemia, […] esperamos que as pessoas
continuem a experimentar e a explorar as suas opções”, acrescenta.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.