Newsletter
Pesquisa
Quatro startups - LoopOS, OWLplaces, Granter e SleepUp - foram as selecionadas que representaram o programa internacional de inovação Protechting, promovido pela Fidelidade, Luz Saúde e Fosun Foundation, num roadshow de 10 dias por quatro dos principais polos tecnológicos asiáticos: Xangai, Macau, Shenzhen e Hong Kong.
O programa, que vai já na sua 7.ª edição, visa conectar inovação, ciência e impacto social sustentável. As startups tiveram a oportunidade de apresentar as suas soluções a investidores, parceiros e empresas, como Alibaba, Lenovo e Tencent, consolidando a ambição de escalar globalmente.
“Participar no roadshow foi essencial para testar a nossa preparação a um mercado tão complexo como o chinês”, afirmou Ricardo Morgado, CTO da LoopOS, que está já a testar a sua solução de economia circular com a Fidelidade.
A OWLplaces, com uma plataforma para gestão da pegada de carbono no setor imobiliário, está em negociações com o Shanghai BFC Bund Financial Center após um piloto com a Fosun. “Esta viagem validou a relevância global do nosso produto”, destacou Pedro Resende, fundador da startup.
A Granter, que desenvolve tecnologia para gestão de candidaturas a fundos públicos, também está em fase de piloto com a Fidelidade. “Levamos connosco novas ideias, contactos estratégicos e uma verdadeira motivação para o que poderá vir a seguir”, frisou Bernardo Tavares, CTO.
Por sua vez, a brasileira SleepUp, focada em saúde do sono, está a estudar a entrada no mercado chinês, apoiada por parceiros locais e pela Fosun Health. “O roadshow impulsionou o nosso foco estratégico na China”, disse Renata Bonaldi, CEO.
Durante a missão, as startups participaram na BEYOND Expo 2025, um dos maiores eventos asiáticos de inovação, onde o programa Protechting foi distinguido com um Best Choice Award, entre mais de 300 nomeações.
“Esta é a edição mais impactante de sempre, com um número recorde de pilotos em desenvolvimento e resultados concretos para todas as partes envolvidas”, sublinhou Daniel Riscado, Head of Center for Transformation da Fidelidade.
Desde o seu lançamento em 2016, o Protechting recebeu mais de mil candidaturas de 55 países e gerou mais de 50 pilotos. Em 2025, o programa reafirma-se como uma plataforma sólida de colaboração entre startups e grandes organizações nas áreas da saúde, seguros e sustentabilidade.
Além das quatro startups presentes no roadshow, o Grupo Fidelidade mantém colaboração com outras empresas que integraram esta edição do programa, incluindo Humanos, Careceiver, Medgical, Saffe e AiTecServ.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.