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Nota: A rubrica “A Escolha do Consumidor” é um projeto de Branded Content, patrocinado pela ConsumerChoice, que dá a conhecer a visão das marcas premiadas na edição de 2024 nos prémios “Escolha do Consumidor” e “Escolha dos Profissionais”.
O Standvirtual, um dos principais sites de compra e venda de veículos em Portugal, ganhou o prémio “Escolha do Consumidor 2024” na categoria “Comércio Automóvel Online”.
Além da variedade de veículos, proporciona uma série de ferramentas e recursos, como a avaliação de preços de mercado, informações detalhadas sobre os veículos e opções de financiamento que facilitam o processo de compra e venda.
Para determinar a “Escolha do Consumidor” são realizados estudos independentes e estatisticamente representativos com consumidores. Em quatro etapas é identificada a marca que gera maior satisfação e aceitabilidade na categoria.
Estes foram os atributos mais valorizados pelos consumidores, na sua relação com a categoria:
- Veracidade da informação;
- Navegação intuitiva e user friendly;
- Detalhe sobre os veículos;
- Serviço de apoio;
- Facilidade de comunicação entre vendedores e compradores.
Qual o maior desafio para conquistar hoje o consumidor?
É cada vez mais difícil criar marcas memoráveis. Se a memória é um espaço finito e aberto a qualquer coisa, então as marcas não competem só entre si.
As marcas lutam por um espaço entre os concorrentes da sua categoria, mas também com marcas de outras indústrias e ainda com as memórias na vida pessoal de cada um.
Viagens, espectáculos, aniversários, conversas, noitadas, livros, filmes, aulas: tudo bons exemplos de momentos que normalmente também ocupam espaço na atenção dos consumidores. A verdade difícil de engolir é que a esmagadora maioria das marcas nem sequer é vista, quanto mais lembrada.
Hoje em dia o consumidor é exposto a tanta comunicação que acaba por filtrar bastante aquilo que retém e esse é o maior desafio, o desafio de mantermos as nossas marcas à superfície, para que sejam consideradas na hora da compra.
O “superpoder” da Standvirtual
Informação. Claro que haveria outros atributos a destacar mas no caso do Standvirtual, por ser o maior marketplace automóvel do mercado nacional, com um histórico imenso, um produto afinado e vendedores profissionais especialistas nesta área, garante um nível de informação que gera confiança para tomar decisões. O Standvirtual é o Barómetro do mercado. Por exemplo, quando alguém quer saber quanto vale um automóvel no mercado, é o Standvirtual que o consumidor consulta. Mas o nível de informação vai além do produto porque há todo um ecossistema de conteúdos gerados diariamente em texto e vídeo que esclarece sobre as tendências do mercado automóvel, que neste momento é mais dinâmico e frenético que no passado e por isso precisa de mais suporte ao nível da informação.
Qual foi a pergunta mais inusitada que alguma vez a marca recebeu do consumidor?
Por vezes ainda recebemos mensagens de consumidores que nos perguntam se podemos baixar o preço a um carro anunciado. No entanto, a negociação é toda da responsabilidade do vendedor e consumidor.
Existe algum produto ou serviço que nasceu da vontade do consumidor?
Há uns anos percebemos, através de um estudo, que os consumidores que iniciavam a sua jornada de compra com um carro usado na cabeça acabavam a comprar um novo e vice versa. Ou seja, uma fatia significativa (curiosamente cerca de 20% em ambos os casos) mudava de ideias e comprava um produto diferente do que aquele que tinha planeado.
Isto fez-nos perceber que o Standvirtual teria de aumentar a sua oferta e disponibilizar também os catálogos de carros novos e a possibilidade de gerar contacto direto com os concessionários oficiais de cada região.
Hoje em dia é uma categoria em crescimento e que veio ocupar um espaço importante na conveniência de quem procura um carro novo. Ou seja, no mesmo ambiente digital pode comparar modelos de diferentes marcas e tomar a melhor decisão.
Cinco fatores que fazem desta uma marca do futuro
- Oferta ampla - o facto de estarmos a ampliar a nossa oferta a outras categorias garante que temos tudo o que o consumidor procura e dá-nos espaço para crescer;
- Inovação - enquanto líderes de mercado temos a responsabilidade de trilhar o caminho da inovação no nosso sector. Há um lado menos visível que são as ferramentas disponíveis para os profissionais. A quantidade de métricas, estatísticas e informação sobre procura e oferta que fornecemos aos profissionais é neste momento uma inovação bastante diferenciadora.
- Proximidade - continuamos a apostar na proximidade aos nossos clientes mas também com os nossos utilizadores. Acreditamos que estar na rua, criar eventos, dinamizar o sector e ouvir os nossos clientes ajudará sempre a estar mais fortes no futuro. No caso dos utilizadores, esta proximidade tangibiliza-se numa comunicação contínua, que nos dê esta proximidade ao consumidor
- Especialistas – sabemos da importância de ter uma equipa que entende o mercado e é apaixonada pelo tema que nos une: os automóveis. Estaremos sempre mais próximos de um futuro próspero, com pessoas motivadas em perceber e contribuir para a transformação do sector.
- Contexto - o Standvirtual tem 20 anos de história e está inserido num grupo
multinacional. Estes dois pontos garantem, por um lado, um legado de conhecimento e, por outro, o suporte de um grupo com um ADN de investimento nas suas marcas que dá mais confiança e recursos para enfrentar os desafios vindouros.
Todas as marcas eleitas “Escolha do Consumidor” e “Escolha dos Profissionais” foram submetidas a uma avaliação atual e real. Os seus critérios de avaliação são encontrados através de estudos multidisciplinares com consumidores (as principais variáveis que contribuem para a satisfação com as marcas) e metodologias adequadas a cada categoria de mercado.
Saiba mais aqui:
https://escolhadoconsumidor.com
https://escolhadosprofissionais.com
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