Newsletter
Pesquisa
“É o resultado de uma disciplina financeira rigorosa”, destaca o CEO.
A Standard & Poor’s (S&P), agência internacional de notação financeira, atribuiu à Fidelidade – Companhia de Seguros, S.A. e à Fidelidade RE – Companhia de Resseguros, S.A. ratings de longo prazo ICR (Issuer Credit Rating) e FSR (Financial Strength Rating) de ‘A’, com outlook “estável”.
Na fundamentação desta atribuição, a S&P destacou, em primeiro lugar, “a dimensão e diversificação geográfica do Grupo, com posições de liderança em Portugal e operações internacionais relevantes, nomeadamente no Peru, Chile, África e Ásia”.
De seguida, “a capitalização sólida, com um rácio de solvência II de 194% no final de 2024” e a “qualidade e equilíbrio do portefólio de negócios, com 30% de quota no mercado português, tanto em ramos ‘Vida como Não Vida’, e uma crescente diversificação internacional que representa cerca de 30% dos prémios”.
Por fim, “um desempenho financeiro consistente, com crescimento de 12,6% das receitas de seguros em 2024, rácio combinado ‘Não-Vida’ de 90,7% e resultados líquidos de 173,5 milhões de euros (€253 milhões, incluindo interesses minoritários), demonstrando rentabilidade sustentável”.
A agência antecipa ainda, em comunicado enviado às redações, que, nos próximos dois anos, a “Fidelidade manterá a sua posição de liderança no mercado português e internacional, e continuará a apresentar solidez de capitais e rentabilidade robusta, com previsão de crescimento anual sólido e uma gestão prudente dos riscos”.
Esta é a segunda notação creditícia de ‘A’ obtida pela Fidelidade num curto espaço de tempo. Em setembro de 2024, a Fitch Ratings elevou o rating da Fidelidade para ‘A+’ (IFS – Insurer Financial Strength) e ‘A’ (IDR – Issuer Default Rating), mantendo o outlook “estável” – a notação mais elevada atribuída pela Fitch a uma empresa portuguesa à data.
Em reação à atribuição deste novo rating, Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade, afirma: “O reconhecimento das duas principais agências internacionais de rating reforça a confiança na estratégia que temos vindo a seguir. É o resultado de uma disciplina financeira rigorosa, de uma gestão prudente e de um foco claro na criação de valor para clientes, acionistas e parceiros”. sido a acertada e a necessária para reforçar continuamente a sua solidez”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.