Newsletter
Pesquisa
Atualmente, o país recicla apenas cerca de 50% das embalagens de vidro colocadas no mercado, o que significa que metade continua fora do circuito de reciclagem.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) lançou um apelo urgente à sociedade portuguesa para aumentar os níveis de reciclagem de embalagens de vidro, alertando que Portugal está muito abaixo da meta europeia de 70% a atingir até ao final de 2025.
No primeiro semestre de 2025, segundo dados da SPV, citados em comunicado enviado às redações, foram recolhidas menos 2.228 toneladas de vidro face ao mesmo período de 2024, uma queda de 3% que contrasta com o investimento significativo feito este ano.
A SPV, que assegura mais de 85% das retomas deste material, canalizou mais de 10 milhões de euros para o sistema só em 2025, o que representa um reforço de 155% dos valores de contrapartida face ao primeiro semestre de 2024. Apesar disso, o investimento não se traduziu num aumento das quantidades recicladas, o que evidencia falhas na eficiência do sistema.
Entre 2022 e 2024, a quantidade de embalagens de vidro colocadas no mercado aumentou 5%, mas a taxa de reciclagem manteve-se estagnada. Para a SPV, este desfasamento entre produção e retoma revela a necessidade de uma atuação mais eficaz e coordenada entre todos os agentes envolvidos.
Nesse sentido, a entidade destaca a importância de reforçar a capacidade operacional dos municípios e sistemas de gestão de resíduos urbanos, melhorar a qualidade do serviço de recolha e evitar que os ecopontos fiquem sobrelotados, comprometendo a confiança dos cidadãos no sistema.
Num momento em que se exige uma resposta concreta, a SPV apela à mobilização de toda a sociedade – cidadãos, autarquias, setor empresarial, canal HORECA, operadores e entidades gestoras – para garantir que o país cumpre a meta europeia. Entre as soluções apontadas estão a modernização das infraestruturas, a digitalização do setor, a recolha porta a porta, o baldeamento assistido, os sistemas PAYT, o desenvolvimento de embalagens mais sustentáveis e a inovação no canal HORECA.
“O vidro é um dos materiais com maior valor na economia circular – é 100% reciclável e reutilizável –, mas continua a ser um dos mais desperdiçados em Portugal. Esta realidade tem de mudar. Não podemos aceitar que quase metade das embalagens de vidro acabem fora do circuito de reciclagem. Atingir os 70% até ao final de 2025 não é uma opção: é uma responsabilidade coletiva que exige ação imediata de toda a cadeia de valor: produtores, distribuidores, autarquias, operadores, entidades gestoras e, claro, os cidadãos”, afirma Ana Trigo Morais, CEO da SPV.
Com mais de 55 milhões de euros investidos em campanhas de sensibilização e educação ao longo dos últimos 28 anos, a SPV sublinha que esse esforço apenas será eficaz se for acompanhado por uma atuação prática no terreno. A mensagem que pretendem passar é clara: reciclar vidro é uma ação simples, mas com um impacto ambiental e económico profundo.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.