Newsletter
Pesquisa
As vendas totais das insígnias de retalho da Sonae cresceram 7,6% face ao ano anterior, para 6.317 milhões de euros. Todos os negócios de retalho cresceram, sendo de destacar o desempenho da Sonae MC e da Worten.
Na Sonae MC, área de retalho alimentar, as vendas aumentaram 7%, superando pela primeira vez os 4 mil milhões de euros no conjunto do ano. Esta evolução traduziu o crescimento de vendas no universo comparável de lojas, bem como o reforço da rede de lojas de proximidade, tendo a Sonae MC sido capaz de continuar a reforçar a sua liderança num mercado muito competitivo.
A Worten, unidade de retalho de eletrónica, registou vendas de 1,1 mil milhões de euros, um crescimento de 7,6% em 2018 e de 8,2% no 4T18. A Worten reforçou a sua posição de liderança em Portugal e impulsionou a sua atividade no e-commerce, onde registou crescimentos de dois dígitos tanto em Portugal como em Espanha.
A Sonae Sports & Fashion terminou um ano desafiante com um forte desempenho no quarto trimestre, acima de valores de referência do mercado, obtendo um crescimento de 7,8% face aos últimos três meses de 2017 e de 1,9% no ano.
As marcas da ISRG, a “número dois” ibérica de retalho de desporto do qual a Sport Zone faz parte, registaram vendas anuais de €610 M, um crescimento homólogo de 15,9%.
De realçar que as vendas online das insígnias de retalho da Sonae cresceram cerca de 30% em 2018, superando os €150 M, com uma forte contribuição da Worten, Sonae MC, ISRG e Salsa.
A Sonae MC foi, uma vez mais, capaz de apresentar um forte crescimento de vendas de 7% em termos homólogos, ultrapassando os €4 mil milhões de vendas no final de 2018. Este sólido desempenho foi sustentado não só pelo crescimento no universo comparável de lojas (LfL), como também pela expansão da rede de lojas. A variação de LfL foi 2,8% em 2018, valor significativamente superior à inflação do mesmo período (0,7%). Em termos de aberturas de novas lojas, a Sonae MC terminou o ano com mais 13 Continente Bom Dia, 3 Continente Modelo e 22 Well’s.
Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, citado em comunicado, afirma que "a Sonae MC completou mais um ano de forte desempenho, com um significativo reforço da liderança de mercado. As vendas totais ultrapassaram os €4 mil milhões com o LfL mais elevado dos últimos dez anos e com todos os formatos a registar em crescimentos LfL positivos, em particular as lojas de proximidade. Este desempenho demonstra claramente que o ajustamento da nossa proposta de valor tem sido bem recebido pelos nossos clientes e dá-nos uma forte confiança para o futuro”.
No mesmo documento a empresa explica ainda que a Worten manteve a sua trajetória positiva recente e registou €1,1 mil milhões em vendas, 7,6% acima do limiar dos mil milhões ultrapassado em 2017. Este desempenho foi impulsionado por um crescimento LfL de 5,6% e um crescimento de dois dígitos no e-commerce (tanto em Portugal como em Espanha).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.