Newsletter
Pesquisa
Num momento em que as diferentes forças políticas apresentam as suas propostas para o futuro do país, a Sociedade Ponto Verde (SPV) acaba de promover uma iniciativa que visa colocar as políticas ambientais e de sustentabilidade no centro do debate público.
Durante o período oficial de campanha para as eleições legislativas de 18 de maio, a entidade convidou todos os partidos políticos e recebeu alguns dos seus representantes nas suas instalações, numa ação que teve como objetivo reforçar a necessidade de integrar a economia circular nas prioridades estratégicas nacionais.
De acordo com um comunicado enviado às redações, a visita assinalou também o lançamento do “Manifesto pela Sustentabilidade”, que pretende “desafiar os partidos a refletirem sobre medidas concretas para o setor e sistematiza os principais desafios deste”, apresentando propostas concretas “para uma reforma estrutural da gestão de resíduos, centrada em resultados, eficiência e inovação, pondo o país a cumprir as metas de reciclagem”.
O documento sistematiza ainda temas estruturantes no âmbito do ambiente e da sustentabilidade e reciclagem de embalagens, propondo a sua incorporação nos programas políticos e nas políticas públicas.
No decorrer da visita, foi igualmente sublinhada a necessidade de assegurar um quadro legislativo e regulatório estável e harmonizado, com a SPV a ter defendido junto dos partidos políticos a “urgência de reduzir disparidades na transposição de diretivas europeias, garantindo maior segurança jurídica para todos os operadores do setor”.
Foi também salientada a importância de reforçar a transparência e a proporcionalidade no regime da Responsabilidade Alargada do Produtor (RAP), enquanto se estimula o investimento em inovação e infraestruturas, elementos determinantes para uma gestão de resíduos mais eficiente.
A reflexão sobre a integração plena dos princípios da economia circular em toda a cadeia de valor foi outro dos temas abordados, tendo a marca defendido a necessidade de políticas públicas que promovam a reutilização e valorização de materiais, contribuindo para a redução da dependência de matérias-primas virgens e para o fortalecimento da competitividade nacional.
Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, lançou um apelo à ação coletiva, sublinhando que “o desafio da sustentabilidade é coletivo e inadiável”. “O futuro da gestão de resíduos exige o compromisso firme de todos — cidadãos, empresas, autarquias e legisladores — para assegurarmos um modelo económico mais eficiente, competitivo e amigo do ambiente. Por isso, a reforma do setor é urgente”, acrescentou ainda.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.