ghost image socials
Com o Twitter, acontece o oposto
Snapchat estimula a positividade dos utilizadores
14 de janeiro de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Snapchat estimula a positividade dos utilizadores
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

Um estudo realizado recentemente pelo instituto de pesquisa Murphy Research, intitulado “Apposphere: How the Apps You Use Impact Your Daily Life and Emotions”, pretendeu averiguar o que os utilizadores das redes sociais mais conhecidas sentem quando acedem a cada uma delas.

Revelando o que faz com que grande parte das pessoas utilize estas plataformas digitais estudadas, nomeadamente o Facebook, o Instagram, o YouTube, o Twitter e o Snapchat, e o que estas depreendem das mesmas, este estudo concluiu que o Facebook e o Instagram são utilizados, respetivamente, para manter o contacto com as novidades relativas aos familiares e celebridades, ao passo que o Snapchat é utilizado para contactar com os amigos mais íntimos.

Por outro lado, os inquiridos revelaram aceder ao Twitter de forma a tentarem estar atualizados relativamente aos mais recentes acontecimentos, bem como para seguirem discussões de interesse, ao passo que o YouTube é utilizado como meio de aprendizagem relativamente a produtos e assuntos de interesse.

Depois de terem sido conduzidas 1005 entrevistas a utilizadores de idades compreendidas entre os 13 e 44 anos, foi possível inferir a influência que a utilização destas aplicações têm no estado emocional daqueles que a elas acedem. De facto, o Snapchat foi a rede social mais amplamente associadas a valores positivos por parte dos inquiridos, visto que estimula o lado criativo e feliz dos seus utilizadores. Nesta classificação, seguem-se o YouTube e o Instagram, na medida em que estão associadas a valores como o entretenimento e a inspiração.

Por outro lado, o Facebook e o Twitter estão associados a valores negativos: por exemplo, o microblog encontra-se altamente ligado a sentimentos de solidão, depressão e culpa. No entanto, o Facebook acaba por se destacar positivamente pelo seu valor de entretenimento e de curiosidade.

Por fim, esta investigação concluiu que o Twitter e o Snapchat são as aplicações a que mais se recorre quando as pessoas estão altamente deslocadas: em eventos sociais, o Snapchat é a plataforma mais utilizada (14%), sendo seguida pelo Twitter (10%). Como forma de ocupar o tempo livre, o Facebook e o Instagram foram apontadas como as plataformas preferidas.

Artigos Relacionados

A McDonald’s põe BFF’s a servir hambúrgueres
18 de abril de 2019
Criatividade
Ténis 100% sustentáveis
18 de abril de 2019
Tendências & Tecnologia
Axe apresenta Bathsculinity
18 de abril de 2019
Criatividade

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.