Newsletter
Pesquisa
Os seus textos são sempre um sucesso quando escreve para o Imagens de Marca. Miguel Caeiro é um dos Opinion Leaders do IM e está neste momento a preparar uma nova aplicação que vai ser apresentada em Nova Iorque no dia 7 de maio. Uma app que segundo o próprio vem preencher uma lacuna no mundo das redes sociais. Vive em São Paulo, no Brasil, e é CEO de uma empresa que está sediada em Braga.
Vives em São Paulo, és fundador e CEO da SKORR que está sediada em Braga e vais apresentar esta nova APP ao mundo em Nova Iorque no dia 7 de Maio. Onde te encontro à hora desta conversa à distância?
- Hoje estou em São Paulo, a ultimar os detalhes para o lançamento na próxima segunda feira.
Passaste há dias por Lisboa. Foi uma pausa para matar saudades na ida para o norte?
-Sempre. Saudades de Lisboa, da sua luz única, saudades da família e amigos, do Pinóquio e da Versalhes.... Mas na verdade desta vez foram só 24 horas, então não deu para muito.
Fala-nos deste novo projeto. O que é a SKORR?
- Muito bem, o SKORR nasce para preencher uma necessidade no mercado de redes sociais. Mais de 3 mil milhões de pessoas utilizam hoje regularmente as redes sociais no mundo. Elas trouxeram novos comportamentos, novas regras, hábitos e costumes, excelentes oportunidades, desafios, mas também algumas ameaças, nomeadamente ao nível de privacidade e segurança. As grandes marcas e empresas, ao enfrentar esses desafios e ameaças, dotaram-se de talentos especializados para lidar com esta nova realidade, quer internamente, quer subcontratando em operadores especializados. No entanto, as pessoas, indivíduos, não têm nada que as ajude a navegar nesta nova realidade. Foi com base nessa visão que decidimos lançar o SKORR, uma aplicação que a partir do telemóvel visa colocar a pessoa ao “volante” da sua vida online.
Porque Nova Iorque e não São Paulo ou Lisboa, que agora está tanto na moda e a tua capital?
- Ainda bem que perguntas, porque na verdade, desde os primeiros esboços, que o SKORR nasceu para o mundo, com uma perspectiva global. Temos sede em Lisboa, equipa de Desenvolvimento em Braga, equipa de Marketing e Growth Manager entre São Paulo, NY e Los Angeles, equipa de PR em NY e eu moro em São Paulo e vou alternando conforme as necessidades. O lançamento ser em NY tem a ver com o facto de encontrarmos lá o mercado mais maduro e exigente ao nível de redes sociais, pelo que, devido a ambição global, teríamos que testar e ser bem sucedidos no coração do mercado. Assim, desenvolvemos o produto junto dos adolescentes americanos, ouvimos as suas necessidades e expectativas, desenhamos o APP de acordo com o que eles nos foram comunicando ao longo de vários meses. O foco de test market vai ser de facto em NY, mas nas APP Stores vamos estar disponíveis também na America do Sul e Europa.
Parece-me que esta aplicação tem algo de diferenciador e único...já que vai permitir dar-te uma ideia da tua performance nas redes sociais. É isso?
- Os utilizadores passam a ter uma visão do conjunto das suas redes sociais, e poder medir, numa escala de 1 a 100, a sua influência online, vão conseguir entender qual a sua personalidade online (como percebida pelos outros), quais os indicadores principais da sua presença, analisar a performance dos seus posts, as características da sua audiência, e vão conseguir, de acordo com os seus objectivos, melhorar os seus resultados. Podem ainda comparar os seus resultados com os seus amigos e com outros “skorrers”.
Além dos adolescentes, sabemos que outro grupo de heavy users será aquele que chamamos internamente de “I Branders”. Os “I Branders” são todas aquelas pessoas que utilizam o seu nome próprio como a sua ferramenta profissional, seguramente o segmento profissional que mais cresce no mundo, ex: jornalistas, fotógrafos, escritores, Chefes de cozinha, Nutricionistas, personal trainer, artistas, etc.. Para eles, o aumento da sua influencia online, aumentar o seu Skorr, vai ter uma correlação positiva direta com os resultados do seu negocio.
A campanha de teaser é boa. A ideia dos 70’s serem melhores do que os 30’s remete-nos para um universo de idades que afinal me parecem mais ser de score da tal performance...explica-nos isso em antemão.
O objetivo é “brincar” com os números, de facto. Os números fazem parte da nossa vida. Queríamos desde o início uma campanha com uma linha gráfica forte, contemporânea, única, que suportasse uma variedade de mensagens grande, uma diversidade de anúncios diferentes, sem nunca perder a coerência e a personalidade. Acredito que temos conseguido, e vocês ainda só viram a parte de teaser, esperem pela campanha a sério.
O que gostarias que fosse a SKORR daqui a 1 ano?
- O nosso objectivo é criar uma base de grande escala de utilizadores satisfeitos que, por utilizarem o SKORR, sejam mais utilizadores de redes sociais, e acima de tudo melhores utilizadores, que as pessoas se sintam efetivamente no controle da sua vida online ao utilizarem o SKORR. Gostaria de ter representatividade nos Estados Unidos, Brasil, Índia e Europa em geral. Gostaria que o termo SKORR se tornasse um verbo.
E, aproveitando a conversa, como estás a olhar para esta situação política, social e económica que se vive no Brasil atualmente?
- Vejo uma saída rápida da crise a acontecer, vejo um fenómeno muito interessante que é o divórcio da economia da realidade política e dos políticos. Os mercados cansaram-se de andar a deriva e tomaram o rumo do Pais e decidiram que era altura de voltar a crescer. O Brasil é um pais incrível, de recursos infindáveis, com uma escala de fazer inveja e com pessoas fantásticas. Tem de facto problemas enraizados de corrupção e modelo de governança política por resolver, mas que ainda assim considero que já foram dados passos rápidos nesse sentido, que eram impensáveis apenas uns 6 ou 7 anos atrás.
A experiência de emigrante contemporâneo, preenche-te ou tens planos para voltar?
- A mim preenche-me a possibilidade de realizar, de fazer acontecer, de acrescentar valor. Nos últimos 7 anos tenho encontrado no Brasil um terreno fértil, acolhedor e diversificado para me realizar profissionalmente em vários projetos, bem como uma base forte para criar a família. Olho sempre para o local como consequência do projeto, então, quem sabe o que o futuro nos reserva?
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.