
Newsletter
Pesquisa

Foi no Cineteatro da Nazaré, na tarde de 21 de novembro, que se deu a estreia da série documental “Nazaré: Onde Nascem Gigantes”. O primeiro episódio abriu o evento, antes de todos se deslocarem para o Forte de São Miguel Arcanjo, onde, entre cocktails e entrevistas, a energia da vila e do mar se fez sentir.
Filmada ao longo de mais de dois anos, a série acompanha surfistas de renome, como Lucas Chumbo, Kai Lenny, Justine Dupont, Pedro Scooby e Andrew Cotton, e jovens talentos que tentam conquistar o line-up mais exigente do mundo. Produzida pela Blanche Filmes, em parceria com a Red Bull Studios, a “Nazaré: Onde Nascem Gigantes” é composta por cinco episódios e está disponível na SIC Radical e na plataforma Opto SIC.
Segundo Pedro Varela, realizador e produtor da série, o projeto nasceu do desejo de capturar a Nazaré de forma genuína, tratando-se da primeira série portuguesa criada por portugueses sobre a Nazaré para o mundo. Filmada em Portugal, Brasil e Havai, a produção acompanha todas as fases da temporada deste desporto e procura mostrar não apenas a ação no mar, mas também a dimensão humana.
“O objetivo foi contar histórias humanas, mostrar os atletas e a comunidade que tornam este lugar único”, explicou Pedro Varela ao Imagens de Marca, acrescentando que o documentário é de observação: não há guião rígido, e a equipa reage ao que acontece no dia a dia, captando a energia da Nazaré, os treinos, as competições e a vida pessoal dos surfistas.
A SIC, por seu lado, vê a série como um exemplo da sua estratégia de apostar em formatos de qualidade que refletem a portugalidade e aproximam os espectadores. Daniel Oliveira, diretor-geral de Entretenimento do Grupo Impresa, salientou, ao Imagens de Marca, que o projeto permite mostrar a Nazaré como ela é, com protagonistas reais que a tornam única. Para o diretor-geral de Entretenimento do Grupo Impresa, séries como esta ajudam a criar uma relação de proximidade com o público, destacando Portugal no panorama internacional, e demonstram a aposta da SIC em inovação e diferentes tipos de formatos.
Lucas Chumbo, um dos surfistas protagonistas nesta série documental, revelou também, ao Imagens de Marca, que participar nesta série foi a realização de um sonho e que ela retrata toda a trajetória vivida no campeonato, nos treinos e nas rivalidades entre surfistas. Ao que revela o atleta, a série também oferece uma visão completa da comunidade e da dimensão internacional que a Nazaré alcançou.
Por sua vez, Marinus Gubitz, produtor criativo da Red Bull Studios, salientou ao Imagens de Marca, que a colaboração foi “uma excelente oportunidade” de levar o surf e as histórias dos atletas a uma audiência global.
Veja a reportagem digital completa no vídeo acima.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.