Newsletter
Pesquisa
Chama-se “Shift to 4.0” e é um novo projeto que promete ajudar empresas no desafio da transformação digital promovida pela Indústria 4.0. Desenvolvido pelo ISQ, em parceria com o IAPMEI e a Universidade de Aveiro, esta iniciativa consiste na aplicação de uma ferramento de autodiagnóstico da maturidade digital das empresas.
“O Caminho para o Digital é inevitável tanto a nível da economia e empresas como a nível da própria sociedade. Partindo deste principio, é muito importante sensibilizar, o mais rapidamente possível, quem ainda não percebeu que tem de evoluir neste sentido. É isso que o este projeto pretende: analisar o estado atual para perceber qual o caminho a seguir no âmbito do inevitável processo de digitalização”, refere Pedro Matias, Presidente-Executivo do ISQ, em declarações ao Imagens de Marca.
Este programa irá permitir identificar oportunidades, implementar ferramentas e executar medidas e ações para tornar as empresas tecnologicamente mais avançadas durante o seu processo de transformação digital.
As empresas “no geral estão bastante despertas para isso, mas é preciso não esquecer que temos realidades empresariais muito diferentes. Há muitas pequenas e micro empresas que não têm nem o tempo nem o conhecimento para detetar e antecipar tendências como outras, mas que por sua vez têm produtos e/ou serviços muito interessantes. É sobretudo estas ultimas que interessa trazer para este caminho”, explica o responsável.
A plataforma “Shift to 4.0” será implementada de forma faseada. Num período inicial serão selecionadas 80 empresas, de diferentes setores da economia nacional. Numa segunda fase será colocada em prática a metodologia definida, acompanhada por monitorização no terreno.
“O ISQ é a maior infraestrutura tecnológica privada em Portugal e está envolvida em muitos projetos internacionais e de referência. Sentimos que temos até a uma certa obrigação de poder dar um contributo e ajudar a trazer mais atores para o Mundo digital pois é aqui que se vai disputar o palco da competitividade internacional. Com mais empresas e empresas mais fortes e competitivas todos temos a ganhar”, conclui Pedro Matias.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.