Setor do turismo bate novo recorde

Pesquisa

Receitas e dormidas em 2017
Setor do turismo bate novo recorde
6 de Julho de 2018
Setor do turismo bate novo recorde
Setor do turismo bate novo recorde
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Setor do turismo bate novo recorde
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

De acordo com a 13ª edição do Atlas da Hotelaria da Deloitte, em 2017, Portugal bateu um novo recorde no setor do turismo. O total de dormidas superou os 57 milhões, as receitas de aposento chegaram aos dois mil milhões e meio de euros e a taxa de ocupação média atingiu os 64%. O número de empreendimentos turísticos (1.993) e de unidades de alojamento[i] (143.089) também aumentou, contando com mais 48 e 3.350, respetivamente, do que no ano anterior. Em 2018, esperam-se 49 novas unidades hoteleiras, maioritariamente de quatro e cinco estrelas.

“O setor de turismo continuou, ao longo de 2017, a dar provas do seu potencial, batendo recordes não só no número de hóspedes, mas também na riqueza que gera. Com esta dinâmica, assistimos também a uma valorização dos ativos imobiliários que, obrigatoriamente, se assumem como a base do negócio hoteleiro”, afirma Jorge Marrão, Partner, Real Estate Leader da Deloitte.

Segundo o estudo, que analisa os dados do setor hoteleiro em Portugal, o Algarve e o Norte são as regiões que concentram o maior número de empreendimentos turísticos (22% cada), seguidas da Região Centro (21%), Lisboa (16%), Alentejo (8%), Madeira (7%) e Açores (4%). No que toca ao número de unidades de alojamento, o Algarve mantém a liderança, com 32%, mas é Lisboa que assume a segunda posição, com 21%.

Os hotéis continuam a ser a tipologia de empreendimentos turísticos mais representativa em Portugal, com 73% da oferta. Seguem-se os apartamentos turísticos (10%), os hotéis apartamentos (7%), os hotéis rurais (5%), os aldeamentos turísticos (3%) e as pousadas (2%). Um panorama que se mantém praticamente inalterado face à edição anterior.

Os empreendimentos turísticos de três e quatro estrelas são os que predominam a nível nacional, representando 33% e 38% do mercado, num total de 662 e 754 unidades hoteleiras, respetivamente. Os empreendimentos de duas estrelas ocupam a terceira posição, com 16%, e os de cinco estrelas a quarta posição, com 8% (327 e 167 unidades hoteleiras, respetivamente).

De acordo com o Atlas da Hotelaria, a cidade de Lisboa registou, em 2017, a segunda maior taxa de ocupação europeia (80,5%), ficando apenas abaixo de Amesterdão. No entanto, o valor das receitas por quarto disponível (RevPAR), de 82,9 euros no caso de Lisboa, fica abaixo da média europeia de 92,56 euros.

No contexto nacional, a Região Autónoma da Madeira e o Algarve apresentam a estadia média mais elevada, com 5,2 e 4,6 dias, respetivamente. Quando analisado o índice de sazonalidade, os meses de julho, agosto e setembro são os que registam o maior número de dormidas.

Os grupos Pestana Hotels & Resorts/ Pousadas de Portugal, Vila Galé Hotéis e Accor Hotels lideram o ranking nacional dos 20 grupos hoteleiros/ entidades de management com o maior número de unidades de alojamento. O Grupo Pestana lidera de forma destacada com 7.888 unidades de alojamentos (5,5% do total) e com 16.122 camas, distribuídas pelos seus 69 empreendimentos turísticos. Em sentido ascendente, no Top 10, este ano, está apenas o grupo Hoti Hotéis/ Meliá Hotels & Resorts, com a aquisição de duas unidades hoteleiras em Portugal (TRYP Colina do Castelo e Golden Residence).

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Setor do turismo bate novo recorde

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Setor do turismo bate novo recorde

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile