Serviços de entrega de refeições e comércio eletrónico continuam a crescer

Pesquisa

Estudo da Kantar
Serviços de entrega de refeições e comércio eletrónico continuam a crescer
12 de Novembro de 2021
Serviços de entrega de refeições e comércio eletrónico continuam a crescer
Serviços de entrega de refeições e comércio eletrónico continuam a crescer
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Serviços de entrega de refeições e comércio eletrónico continuam a crescer
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O consumo fora de casa fica apenas a 75% dos níveis registados no período pré-pandemia.


A pandemia motivou muitos consumidores a recorrerem mais frequentemente a serviços de entrega de refeições e ao comércio eletrónico. Esta é uma tendência de crescimento que continua a registar-se em todos os mercados, de acordo com o estudo global “Worldpanel Division” da Kantar.


Em nota de imprensa, a consultora revela que apesar dos gastos fora de casa em três mercados-chave (Reino Unido, França e Espanha) no segundo trimestre de 2021 terem sido mais do dobro face ao mesmo período em 2020, este trata-se de um valor que fica apenas a 75% dos níveis registados em 2019, período anterior à pandemia. De forma contrastante, os serviços de entrega de refeições e o comércio online cresceram 150% e 24%, respetivamente, a nível mundial.


Efetivamente, contrastando com 2019, o valor das ocasiões de consumo take-away, on-the-go e de entrega de refeições aumentou acentuadamente, revelando os novos hábitos dos consumidores. “Representando a maioria das vendas no auge da pandemia”, a entrega de refeições e o take away atraíram mais compradores em todos os mercados, com o maior aumento a registar-se em Portugal – país onde houve um crescimento de 16 pontos percentuais na penetração, em comparação com 2020.


Já os gastos com comércio eletrónico também cresceram com a pandemia em quase todos os mercados, na ordem dos 24%, no ano a terminar em junho de 2021. No entanto, a plataforma manteve, em grande parte, os ganhos que obteve na grande transição online de 2020. Em 2019, o comércio eletrónico tinha uma quota de 9,2% do total das compras de supermercado, mas em 2020 aumentou para um pico de 14,5%, valor que caiu ligeiramente para 14,2% em 2021.


O crescimento mais forte neste indicador aconteceu na China (+28%), “apesar das altas taxas de vacinação e levantamento de restrições”, explica a consultora. Já a Europa tem uma taxa de crescimento muito mais lenta, com as vendas online a crescerem cerca de 13% no Reino Unido e apenas 3% na Espanha, “impulsionadas por compradores mais velhos, que voltaram às lojas”.


O estudo da Kantar mostra ainda que os produtos de grande consumo começam agora a entrar numa fase de ajustamento, registando níveis próximos dos habituais, com as previsões a apontarem para que as vendas cresçam 2,2% em 2021. Isto apesar de ser ter assistido, em 2020, a um crescimento recorde de 7,5%. Uma alteração que, na ótica da Kantar, “parece ser resultado do aumento dos gastos fora de casa, já que muitos países abrandaram as restrições”.


Por sua vez, os gastos com saúde e beleza recuperaram, passando de apenas contribuir 3% para todo o crescimento dos produtos de grande consumo em 2020, para 36% em 2021. Já os produtos de limpeza caseira caíram significativamente, contribuindo com -7% para o crescimento dos produtos de grande consumo.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Serviços de entrega de refeições e comércio eletrónico continuam a crescer

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Serviços de entrega de refeições e comércio eletrónico continuam a crescer

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile