Será que a criatividade impulsiona os negócios?

Pesquisa

Estudo da LLYC
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
22 de Outubro de 2021
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

A pressão para os resultados a curto prazo e o medo de arriscar são os principais obstáculos ao desenvolvimento da criatividade nas organizações, revela o estudo.


A criatividade é uma competência que está a crescer em relevância, particularmente nas áreas da comunicação digital e do marketing de influência. Esta é uma das conclusões retiradas do mais recente estudo elaborado pela consultora de comunicação LLYC, que revela ainda que a criatividade tem um elevado impacto no modelo de receitas e nos processos de negócio.


O relatório “Criatividade Transformadora para os Negócios”, que reuniu a experiência e opinião de mais de uma centena de responsáveis de marketing de empresas líderes em doze países, veio mostrar que para a maioria dos inquiridos (90%) a importância da criatividade aumentou na área do marketing durante o último ano. Uma mudança para a qual a pandemia, a digitalização e o excesso de informação terão contribuído.


Além disso, apesar do crescimento da relevância da criatividade ser mais significativo em disciplinas como a comunicação digital e o marketing de influência, esta premissa também é válida no caso da comunicação, da imagem de marca e da publicidade. A mudança tem sido, no entanto, menos notória nas áreas de vendas e comercial, bem como nas de promoção.


Por sua vez, a maioria dos inquiridos considera que a criatividade tem um grande impacto, tanto no modelo de negócio como nos processos necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, também consideram que a criatividade tem um impacto alto no desempenho do produto, na comunicação da marca e na interação com o cliente.


No que diz respeitos aos obstáculos à criatividade dos profissionais, a pressão para os resultados a curto prazo é o maior obstáculo que estes enfrentam diariamente na hora de serem criativos (75,8%), seguindo-se o medo do risco (74,7%). A falta de tempo (54%), a falta de recursos (29,8%) e a falta de confiança (27,5%) também são impedimentos habituais para alcançar a inspiração, como também o é a falta de autenticidade (11,4%), de acordo com o estudo da LLYC.


E como podem as empresas potenciar a criatividade das suas equipas? Os profissionais inquiridos no âmbito desta pesquisa destacam o impacto positivo do brainstorming e do brainwriting a este nível, com cerca de 80% dos votos. Seguem-se as técnicas de geração de ideias em grupo (70%) e as técnicas de design thinking (67%).


A LLYC mostra que existe também uma série de valores ou aspetos que fomentam a criatividade das pessoas que fazem parte das organizações. A diversidade (80%), o trabalho em equipa (75%), e a formação e investigação (43%) mostram-se essenciais para que esse objetivo seja atingido. Porém, aspetos como esquecer as hierarquias (40,5%), recompensar a criatividade (39,3%), quebrar a rotina (38,2%) ou ser ouvidos pelos líderes (36%) também são valorizados pelos profissionais inquiridos.


O estudo releva finalmente que a Coca-Cola, a Heineken, a Apple, a Amazon, a Natura, a Red Bull, a Nike, a Netflix, a Google, a Burger King ou a McDonalds são algumas das marcas mais frequentemente repetidas pelos profissionais inquiridos, em termos da admiração pela sua criatividade.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Será que a criatividade impulsiona os negócios?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Será que a criatividade impulsiona os negócios?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile