Será que a criatividade impulsiona os negócios?

Pesquisa

Estudo da LLYC
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
22 de Outubro de 2021
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Será que a criatividade impulsiona os negócios?
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois da Publicidade

Pub
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

A pressão para os resultados a curto prazo e o medo de arriscar são os principais obstáculos ao desenvolvimento da criatividade nas organizações, revela o estudo.


A criatividade é uma competência que está a crescer em relevância, particularmente nas áreas da comunicação digital e do marketing de influência. Esta é uma das conclusões retiradas do mais recente estudo elaborado pela consultora de comunicação LLYC, que revela ainda que a criatividade tem um elevado impacto no modelo de receitas e nos processos de negócio.


O relatório “Criatividade Transformadora para os Negócios”, que reuniu a experiência e opinião de mais de uma centena de responsáveis de marketing de empresas líderes em doze países, veio mostrar que para a maioria dos inquiridos (90%) a importância da criatividade aumentou na área do marketing durante o último ano. Uma mudança para a qual a pandemia, a digitalização e o excesso de informação terão contribuído.


Além disso, apesar do crescimento da relevância da criatividade ser mais significativo em disciplinas como a comunicação digital e o marketing de influência, esta premissa também é válida no caso da comunicação, da imagem de marca e da publicidade. A mudança tem sido, no entanto, menos notória nas áreas de vendas e comercial, bem como nas de promoção.


Por sua vez, a maioria dos inquiridos considera que a criatividade tem um grande impacto, tanto no modelo de negócio como nos processos necessários para o seu desenvolvimento. Além disso, também consideram que a criatividade tem um impacto alto no desempenho do produto, na comunicação da marca e na interação com o cliente.


No que diz respeitos aos obstáculos à criatividade dos profissionais, a pressão para os resultados a curto prazo é o maior obstáculo que estes enfrentam diariamente na hora de serem criativos (75,8%), seguindo-se o medo do risco (74,7%). A falta de tempo (54%), a falta de recursos (29,8%) e a falta de confiança (27,5%) também são impedimentos habituais para alcançar a inspiração, como também o é a falta de autenticidade (11,4%), de acordo com o estudo da LLYC.


E como podem as empresas potenciar a criatividade das suas equipas? Os profissionais inquiridos no âmbito desta pesquisa destacam o impacto positivo do brainstorming e do brainwriting a este nível, com cerca de 80% dos votos. Seguem-se as técnicas de geração de ideias em grupo (70%) e as técnicas de design thinking (67%).


A LLYC mostra que existe também uma série de valores ou aspetos que fomentam a criatividade das pessoas que fazem parte das organizações. A diversidade (80%), o trabalho em equipa (75%), e a formação e investigação (43%) mostram-se essenciais para que esse objetivo seja atingido. Porém, aspetos como esquecer as hierarquias (40,5%), recompensar a criatividade (39,3%), quebrar a rotina (38,2%) ou ser ouvidos pelos líderes (36%) também são valorizados pelos profissionais inquiridos.


O estudo releva finalmente que a Coca-Cola, a Heineken, a Apple, a Amazon, a Natura, a Red Bull, a Nike, a Netflix, a Google, a Burger King ou a McDonalds são algumas das marcas mais frequentemente repetidas pelos profissionais inquiridos, em termos da admiração pela sua criatividade.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Será que a criatividade impulsiona os negócios?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Será que a criatividade impulsiona os negócios?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile