Newsletter
Pesquisa
A Microsoft apresentou recentemente o programa “AI for Earth”, que recorre à inteligência artificial para encontrar novas soluções relativamente a quatro áreas críticas para a sustentabilidade do planeta: as mudanças climáticas, a escassez de água, o desempenho agrícola e a diminuição da biodiversidade.
Tentando usar a tecnologia de forma a provocar melhorias a nível ambiental, este programa tem já cerca de 140 projetos em andamento em 45 países distintos, dos quais se destaca o “Conservation Meetrics”, que recorre a inteligência artificial para tentar combater a caça ilegal de elefantes africanos, que se encontram em risco de extinção, bem como o comércio ilegal de marfim.
Além deste, existe também o “Farmbeat”, projeto que recorre aos algoritmos de aprendizagem da Microsoft, juntamente com sensores e drones de baixo custo, de forma a aceder a informações sobre as várias fazendas para que possa haver uma maximização do desempenho e eficiência dos terrenos.
Com um orçamento inicial de dois milhões de dólares, o “AI for Earth” contará durante os próximos cinco anos com um investimento de 50 milhões de dólares por parte da Microsoft. Como avança o responsável pelo projeto, Lucas Joppa, citado pelo Brainstorm, “os problemas ambientais são criados por pessoas e as soluções para eles também serão criadas por pessoas. A inteligência artificial permite capacitar os cidadãos a encontrar soluções mais rápido”.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.